Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial
Nova edição da revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes
“Percebi muito rapidamente que contar histórias em sala de aula era uma questão de sobrevivência para você conseguir ser escutado pelos alunos”. Quem conta essa dica é o escritor Jeferson Tenório na entrevista que abre a 39a edição da revista Na Ponta do Lápis.
Ganhador do prêmio Jabuti de Literatura em 2021 com a obra O avesso da pele, Jeferson leva 20 anos como professor de Língua Portuguesa. Foi, aliás, um professor seu que o inspirou a trabalhar com literatura:
Quando vi a possibilidade de ser professor, muito me espelhando no Jorge Fróes, na paixão dele ao falar de literatura, pensei: ‘Puxa, ele está ganhando para falar de livros com as pessoas. É isso que quero fazer’.”
Jeferson Tenório
Ao longo das sete páginas de entrevista, o autor fala sobre a sua trajetória, que inclui as dificuldades para concluir os estudos, o despertar para a literatura, seu processo criativo e sua luta para levar autoras(es) negras(os) para a sala de aula.
Ele também conta como se inspirou nos relatos e casos que ouviu e viu ao frequentar as salas de aula de periferia para criar suas histórias e o que une as suas três obras:
Foto: reprodução
acho que tem a ver com a linguagem que escolhi. É uma linguagem fluente, sem barreiras linguísticas. Mesmo o Avesso tendo uma estrutura mais complexa, ainda assim ele é um livro fluente. Não tenho ali grandes inversões sintáticas, nem um vocabulário erudito. Isso é uma escolha. Eu sempre acreditei que a literatura tem o papel de formar leitores e não oferecer dificuldade linguística é um modo de você formar leitores.“
A revista Na Ponta do Lápis é publicada há 17 anos pelo Programa Escrevendo o Futuro. Nesta 39a edição, além de trazer um projeto gráfico novo, a publicação traz todo o seu conteúdo voltado às questões étnico-raciais na educação.
Em Página Literária, o poema “História para ninar Cassul-Buanga”, de Nei Lopes, narra a diáspora africana e também seu futuro feito de sonho bonito. Já na seção “Óculos de Leitura”, Maria Nilda de Carvalho Mota (Dinha), que é poeta, editora e pesquisadora, traça um paralelo entre o texto de Nei Lopes e o “Poema do futuro cidadão”, do moçambicano José Craveirinha. Entre aproximações biográficas e estéticas, ela nos mostra como as poéticas dos dois autores se encontram na certeza da esperança de dias mais bonitos para as negras e negros do Brasil e da África.
Na sala de aula
Há ainda um artigo da educadora social Bel Santos Mayer, em que ela trata das(os) jovens que descobrem a literatura por meio das bibliotecas comunitárias de periferia e nos provoca a pensar sobre quantas(os) autoras(es) negras(os) fazem parte das nossas referências culturais.
Já a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Iracema Santos do Nascimento discorre sobre como o racismo estrutural causou impactos na educação durante a pandemia e no retorno ao ensino presencial. Ela mostra como a indisciplina, a evasão e a violência se relacionam com o racismo estrutural e a pobreza, e também aponta alguns caminhos possíveis, relatando as histórias de professoras e professores que desenvolvem projetos para a sala de aula por meio da escuta atenta, do diálogo e de um currículo vivo.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.