Ensino que vale

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Ensino que vale

Investidor

Fundação Vale do Rio Doce

Parceria

Fundação Pitágoras

Objetivo

Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos de leitura e escrita para a sala de aula.

Abrangência

Município de Mariana (MG)

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) estaduais e municipais, supervisoras(es) de ensino, técnicas(os) do poder público.

Vigência

2000 – 2002


O Ensino que Vale foi um desdobramento do Programa Ensino de Qualidade, desenvolvido por iniciativa da Fundação Belgo Mineira. A proposta foi incorporada pela Fundação Vale do Rio Doce, que iniciava atividades no município de Mariana (MG), após a compra da mineradora local do Grupo Belgo Mineira. A ideia foi desenvolver um sistema de gestão integrada e um plano de ação para a melhoria do ensino público em atuação conjunta com as secretarias de educação estadual e municipal. 

O Ensino que Vale foi desenvolvido em duas etapas. A primeira constou de ações de formação, a cargo da Fundação Pitágoras sob supervisão e acompanhamento do Cenpec. Nesta primeira etapa o projeto enfocou, junto às escolas envolvidas, orientações para o desenvolvimento de um sistema de gestão integrada, a partir do qual foi elaborado um plano de melhoramento. 

Na etapa seguinte o Cenpec passou a coordenar diretamente a formação junto às escolas, considerando a elaboração de seu plano de melhoramento e tomando como foco sua primeira meta: que todos os alunos conseguissem “ler, interpretar e produzir diferentes tipos de textos, no nível da série ou acima.”

No âmbito do programa Ensino que Vale foram criados dois sub programas centrados na aprendizagem do aluno: “Alfabetização e Letramento – Uma Prática Centrada na Aprendizagem”, para professores de 1ª a 4 ª séries do Ensino Fundamental, e “Gestão da Aprendizagem”, para educadores de 5ª a 8ª séries. Nos dois casos, o objetivo foi valorizar o conhecimento e a didática dos professores, introduzindo as mais recentes propostas pedagógicas de trabalho com alfabetização, leitura e escrita. Ambos envolveram integrantes das equipes técnicas das escolas e representantes da Superintendência Regional de Ensino – órgão da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – e da Secretaria Municipal de Educação de Mariana.