Comunidade Cenpec

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Comunidade Cenpec

Investidores

Cenpec

Objetivo

Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.
Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços educativos.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Estudantes da educação básica, docentes, coordenadoras(es) pedagógicas(os), gestoras(es) escolares e técnicas(os) de educação.

Produtos

Atividades formativas, vídeos, indicação de bibliografias e materiais para aprofundar conhecimentos e subsidiar a construção de práticas pedagógicas.

Vigência

Desde 2020.


Sobre o projeto

A Comunidade Cenpec surgiu como um convite a grupos de educadoras(es) que trabalharam ou trabalham em projetos e mantêm vínculos com a instituição, a atuar voluntariamente como mediadoras(es) e formadoras(es) em parceria com estudantes, docentes, gestoras(es), famílias e instituições educativas diversas, em diferentes frentes de trabalho.

Desde seu início, em 2020, a Comunidade Cenpec atuou em duas frentes.: alfabetização e educação para as relações étnico-raciais.

Na frente da alfabetização, desenvolveu o projeto Letra Móvel, em parceria com a Fundação Tide Setubal. A ação aconteceu em 2020 a 2021 e buscou apoiar estudantes do 1º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Pedro Moreira Matos, no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, zona leste do município de São Paulo. Essas crianças estavam no início de sua alfabetização e letramento quando a escola foi fechada e as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto de caráter emergencial.

Para apoiar o desenvolvimento dessas(es) estudantes em leitura, escrita e oralidade, a Comunidade Cenpec convidou um grupo de alfabetizadoras experientes, que, de forma voluntária, ficou responsável pelo atendimento de crianças por meio de chamadas de vídeo de WhatsApp. ·Os encontros ocorriam sempre com a presença de um familiar e tinham o objetivo de introduzir as crianças aos usos sociais da língua escrita por meio de atividades e brincadeiras, como leitura de diferentes gêneros literários. ·

Com o avanço do projeto e a retomada gradual das aulas presenciais, foram criadas duas novas frentes de trabalho: uma de apoio às famílias no retorno às escolas, e outra de formação das educadoras alfabetizadoras do 1º, 2º e 3º ano da escola. ·

A seguir, confira o vídeo que relata a experiência:

Notícias


A segunda frente é a Educação para as Relações Étnico-Raciais, que busca discutir com escolas as leis 10.639 e 11.645 e promover ações afirmativas. De 2020 a 2021, se desenvolveu um projeto de sensibilização e formação sobre a temática em cinco Centros de Educação Infantil (CEIs) da zona leste de São Paulo (Jardim do Sonho, Vila Feliz, Marinho de Assis Toledo, Campo Belo, Bem Me Quer), por meio de uma parceria com o Instituto Educacional Projetando o Futuro, responsável pelos CEIs conveniados.

A seguir, confira o vídeo “Preconceito, discriminação, racismo: é tudo a mesma coisa?”, realizado com base no material e nas discussões desenvolvidas nesse projeto.

Em 2022, a Comunidade Cenpec teve como foco duas ações:

  • a campanha Declarar para Respeitar, Colorir pra Educar, que, por meio de matérias e vídeos no Portal Cenpec, debateu a importância da autodeclaração de raça/cor para a construção de políticas públicas e de uma educação antirracista;
  • a assessoria ao Coletivo Resistir e Existir, disciplina eletiva da Escola Estadual Alberto Torres, em São Paulo (SP).

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