Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

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Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

Investidores

Fundação Volkswagen

Fundação Estudar

Instituto HSBC Solidariedade

Parceiros

Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Objetivo

Melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes da rede escolar pública, em especial das capacidades de leitura e produção de texto. Fortalecer as estruturas das redes municipais, para que assumam com autonomia a condução da gestão educacional local. Instalar e fortalecer a cultura de formação contínua dos profissionais da educação e de acompanhamento das práticas escolares e da aprendizagem dos alunos.

Abrangência

Municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) municipais, supervisoras(es) de ensino.

Produtos

Publicações:

Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental: orientações para o professor. Cenpec, 2005. 4 Volumes.

Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Relatos. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005.

Seminário Ensinar a Todos: o desafio da diversidade – práticas pedagógicas em contexto de letramento: Palestras. Cenpec; Fundação Volkswagen, 2005. 

Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do ensino fundamental: Módulo Inicial – Crianças de 6 anos – Livro do professor. Cenpec, 2007.

Estudar pra Valer! Leitura e produção de texto nos anos iniciais do ensino fundamental: orientações para o professor. Cenpec, 2009. 5 Volumes.

Programa Território Escola: principais resultados e desafios. Cenpec, 2010.Estudar pra Valer! Leitura e produção de textos nas áreas do conhecimento – Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – Sequência de atividades. Cenpec, 2011.  9 Volumes.

Vigência

2002 – 2012

Premiações

Prêmio Inovações Educacionais – Rede Innovemos

Categoria: Diversidade e Equidade
Instituição: Innovemos / Unesco ; Nepp – Unicamp
Ano: 2004

Prêmio Marketing Best

Categoria: Responsabilidade Social

Instituição: Editora Referência e Madia Marketing School

2006


Partindo do princípio de que toda criança é capaz de aprender, o “Projeto Estudar pra Valer!” apostou na formação continuada dos educadores de redes públicas para aprimorar o ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 

O projeto enfatizou o ensino da leitura e da produção de texto, habilidades básicas para que os alunos possam exercer sua condição de cidadãos e tenham acesso às demais áreas do conhecimento. Organizou-se em torno de projetos de leitura e escrita para que o ensino da língua se dê por meio de situações de uso efetivo. Em vez de exercícios mecânicos de memorização, as(os) estudantes aprenderam a ler e a produzir textos em situações contextualizadas – foram incentivados a trocar correspondência com outras escolas, organizar saraus de poesias, ler o jornal e elaborar entrevistas, dentre outras atividades. 

Cada um dos segmentos do projeto se desenvolveu em torno de um tema ou de um ou mais gêneros discursivos. Assim, ao longo do ciclo, os alunos vão se familiarizando com os mais diferentes gêneros que circulam na sociedade e aprendem a fazer uso da língua em situações variadas.

A equipe do Cenpec realizou encontros de formação com docentes, coordenadoras(es) pedagógicas(os), diretoras(es) de escolas e técnicas(os) de secretarias municipais de educação, bem como acompanhamento das atividades na escola. Nesses encontros foram realizados estudos referentes à concepção de linguagem, a diferentes gêneros discursivos, ao trabalho com projetos de leitura e produção de textos, alfabetização, ortografia e análise linguística, bem como à concepção de avaliação. Os participantes foram orientados para analisar as produções dos alunos e elaborar o portfólio. 

Os gestores receberam uma formação específica nos temas “gestão dos tempos e espaços para a aprendizagem” e “organização de uma sistemática de acompanhamento do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos articulada ao projeto político-pedagógico da escola”. As equipes dos órgãos centrais foram orientadas para acompanhar o trabalho das escolas e o resultado da aprendizagem das(os) estudantes, propondo intervenções e replanejamentos para o ensino de todos. 

O projeto ofereceu material de apoio com orientações para os professores e um conjunto de atividades para trabalhar com os alunos em sala de aula. Os módulos apresentam a concepção teórico-metodológica da proposta e orientações para o desenvolvimento de projetos de leitura e produção de textos orais e escritos, estes últimos acompanhados de fichas para as(os) estudantes.