Temáticas
Procure por

A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?

Confira entrevista com os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar

Desenhando histórias

Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

Recuperar as aprendizagens é urgente!

É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino

Como implementar os currículos alinhados à BNCC

Princípios, tempos e espaços de ensino e aprendizagem, materiais pedagógicos e priorização curricular são abordados no guia do Movimento pela Base

Experiências didáticas para combater o fracasso escolar

O material articula os ODSs às habilidades da BNCC e busca engajar estudantes na aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares e inclusivas

Africanidades no currículo

O que é necessário considerar em currículos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana? Conheça as reflexões de três especialistas em educação antirracista e cultura afro.

Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática

Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?

APC: priorização curricular para alfabetização

Educadoras(es) da Paraíba montaram plano de ensino de Língua Portuguesa, definindo as habilidades essenciais da BNCC

APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada

Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.

Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica

Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados

Literatura na escola

Como aliar o prazer da literatura à aprendizagem de conteúdos em diversos campos do saber? Conheça as propostas de atividades ligadas ao Mapa da literatura brasileira

Seminário: “Educação integral é uma nova abordagem curricular”

Reportagem sobre Seminário Internacional Educação + Participação = Educação Integral, de 2014

Currículo e educação integral

Integração de saberes, território, tempos e espaços, e gestão democrática são temas discutidos nesta temática

Parecer técnico Política Nacional de Alfabetização – PNA

Especialistas do Cenpec, a pedido do Movimento pela Base (MPB), realizaram uma análise minuciosa da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O objetivo do estudo é entender se essa política… Leia mais >

Educação Empreendedora em Rede

Investidor Fundação Roberto Marinho Parcerias Sebrae Abrangência Nacional Público Professores de EM e EJA Produto  E-book para educador A parceria teve como escopo disponibilizar a professores(as) metodologias e materiais… Leia mais >

Inscreva-se na 8ª edição do Respostas para o Amanhã!

Lançamento da nova edição do Prêmio aconteceu no dia 23.3, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Saiba como foi e inscreva sua ideia de projeto!

Experiências didáticas para o site Trajetórias de Sucesso Escolar

Parceiro investidor UNICEF Abrangência Nacional Parcerias Atina Público Professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental que desenvolvam atividades curriculares para estudantes em distorção idade-série. Produto Quatro experiências didáticas a… Leia mais >