Oficina: A arte de cuidar(-se)

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Oficina: A arte de cuidar(-se)

Esta é a décima de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância, tema “Ética do Cuidado e Vida Subjetiva”, realizado em 30/9/2020 e coordenado por Sirlene Giannotti. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)

O que é?

Prática de consciência corporal, compartilhamento de situação de cuidado com animais.

Materiais

Computador, tablet ou celular com acesso à internet; tapetinhos; folhas sulfite; lápis de cor.

Finalidade

Abordar a importância do autocuidado e do cuidado com o outro por meio da criação artística através do desenho.

Expectativa

Desenvolver noções sobre cuidado e autocuidado por meio de expressões artísticas.

Público

Crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental.

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

1 encontro de 1h30 cada


Início de conversa

Na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamentar, é importante expressar o autocuidado e o cuidado com o outro. As crianças são convidadas a perceber a relação entre o ser humano e seu ambiente a partir de uma obra de arte que explora a inter-relação entre o ser e o ambiente.

Explorar linguagens expressivas da arte, por meio de apreciação de obra de arte e de compartilhamento de situação de cuidado


Na prática

Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte: “Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?”.

Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Com elas, faça respirações suaves para aquietar a mente. 

Ambiente remoto
Peça às crianças que façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique previamente os movimentos que serão feitos. À medida que você orientar as respirações, aguarde alguns minutos para que cada criança possa acompanhar. 

Pergunte:

© Friedensreich Hundertwasser. The 30 days fax painting (1994), de Friedensreich Hundertwasser. Técnica mista. 

“Como você está se sentindo agora?”.

Deixe que as crianças se expressem livremente. Apresente a imagem e incentive-as as crianças a descobrir as figuras presentes na obra do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) (prédios, pessoas, carros etc.).

Explore cores, formas e inter-relações entre as figuras e o entorno. Observe as linhas orgânicas, a proporção das figuras e a relação entre os elementos.

Ambiente remoto
Compartilhe a obra na tela e deixe disponível para que as crianças expressem suas impressões. Deixe que se expressem livremente.

Converse com as crianças sobre a necessidade do autocuidado e do cuidado com os seres que estão no nosso ambiente, pois tudo está interligado. Pergunte: “Você tem um animal de estimação? Como cuida dele?”

Deixe as crianças expressarem os cuidados de higiene, alimentação, gestos de carinho e ternura, segurança com os animais de estimação.

Ambiente remoto
Peça a elas para realizarem um desenho do animal de estimação sendo cuidado por elas no ambiente doméstico. Ao final, compartilhe as produções no mural da sala.


Para ampliar 

Algumas(ns) educadoras(es) julgam necessário se afastar de tudo que se refere aos cuidados práticos, aos fazeres manuais, talvez pelo desejo de afirmarem-se como pedagogas(os). É importante perceber que o desenvolvimento cognitivo ocorre pela consciência do corpo, pela pele, a camada que nos separa da realidade.

O artigo “O corpo para além de si e da arquitetura: as cinco peles de Hundertwasser”, de Victor Delaqua, explica a teoria das cinco peles, de Friedensreich Hundertwasser, e a relaciona de forma aplicada em um projeto arquitetônico do artista.


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