Esta é a oitava de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
O que é?
Práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias a partir de ilustração
Materiais
Computador, tablet/notebook ou celular com acesso à internet; tapetinhos; folhas de sulfite, lápis de cor
Finalidade
Expressão da criação artística, narração coletiva, expressão por meio de desenho.
Expectativa
Promover a expressão oral e artística das crianças por meio de ilustrações de contos de fadas.
Público
Crianças da educação infantil
Ambiente
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
Duração
2 encontros de 1h30
Início de conversa
Muitos contos de fadas atravessaram gerações e ainda ocupam o imaginário infantil. A partir de uma ilustração de um conto de fadas bastante conhecido, as crianças poderão recontar a história de forma coletiva ou reproduzir em desenho uma cena marcante.
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Com elas, faça giros das articulações, dos dedos dos pés até o pescoço. Finalize com respirações e inspirações suaves. Pergunte:
Como você está se sentindo agora?
Deixe que as crianças se expressem livremente.
Ambiente remoto Peça às crianças que façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique os movimentos que serão feitos. À medida que você orientar o movimento com as articulações, aguarde alguns minutos para que cada criança faça o movimento. Ao final, faça respirações e inspirações suaves.
Professora lê uma história para as crianças. Foto: Charmain Z. Brackett/Wikipédia
Explorando a ilustração
Oriente as crianças a se sentarem em círculo e apresente a ilustração que você selecionou sobre uma história bastante conhecida pelas crianças.
Apresente a ilustração selecionada para as crianças. Permita que elas explorem a imagem e observem as personagens, gestos, formas e cores.
Iilustração de Sarah Noble Ivespara o conto Cinderela. Aquarela, pena e tinta (c. 1912). Foto: Wikimedia Commons
Faça uma exploração da imagem com a turma. A seguir, trazemos uma sugestão: a cena em que Cinderela experimenta o sapatinho perdido no baile. Você pode perguntar:
Quem são as personagens?
Onde elas estão?
O que está acontecendo na cena?
Ambiente remoto Compartilhe a imagem com as crianças. Mantenha a imagem na tela por tempo suficiente para as crianças observarem os detalhes e explorarem as cores e formas.
Pergunte:
A cena da ilustração lembra alguma história que você conhece? Qual?
Faça a narração de Cinderela. Para narrar, deve-se ouvir o que “a história pede”. Você pode usar mais imagens e uma trilha sonora como apoio, se julgar necessário.
Ou menos usar bonecos outros objetos, como talheres, brinquedos, legumes, frutas para representar as personagens. Esses mesmos objetos podem ser usados para dar ritmo e sonoridade de acordo com os acontecimentos que estão sendo narrados.
Após a narração, peça à turma que reconte a história. Divida a história por partes entre as crianças.
Desenho de criança. Foto: Pxhere
Ambiente remoto Peça às crianças que desenhem uma parte da narrativa que acabaram de ouvir. Você pode dividir a história em partes e resumir em uma frase: Cinderela varrendo a cozinha; as filhas da madrasta no baile; Cinderela na carruagem etc. Após a produção, as crianças podem narrar a cena escolhida por meio do desenho que fizeram.
Para inspirar
A vida secreta das fraldas/(The secret life of diapers), da contadora de histórias e bonequeira Andi Rubinstein: peça que recebeu o prêmio de melhor atuação/manipulação no Festival de Teatro para Crianças na Sérvia.
O espetáculo conta a história de uma mãe envolvida na tarefa diária de lavar e passar inúmeras fraldas de pano. Ao se entregar a esse trabalho, ela sai da realidade por alguns instantes e cria seres mágicos que contam a sua própria história.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.