Esta é a nona de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
O que é?
Prática de consciência corporal e brincadeiras tradicionais
Materiais
Computador, tablet ou celular com acesso à internet; tapetinhos; barbante.
Finalidade
Explorar as linguagens expressivas das crianças, por meio de trava-línguas e das brincadeiras cama de gato e elefante colorido.
Expectativa
Desenvolver a expressividade, a comunicação e a sociabilidade entre as crianças por meio do brincar espontâneo.
Público
Crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental
Espaço
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
Duração
2 encontros de 1h30 cada
Início de conversa
Na Educação Infantil há lacunas na justificativa e nos fundamentos para o brincar na infância. É importante ampliar esses conteúdos, situando o brincar como elemento vital de aprendizado expressivo e estruturante.
O brincar espontâneo precisa ser ainda mais valorizado entre educadoras e educadores, que acabam se responsabilizando pelas escolhas de materiais e pela organização geral das brincadeiras.
Nesta oficina, sugerimos atividades que envolvam o brincar espontâneo por meio de trava-línguas e das brincadeiras cama de gato e elefante colorido.
Na prática
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Com elas, faça respirações e expirações para liberar tensões e acalmar a mente.
Ambiente remoto Peça às crianças que façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique previamente como serão feitas as respirações. À medida que você orientar os movimentos respiratórios, aguarde alguns minutos para que cada criança repita o movimento. Nesta oficina, é interessante que a criança esteja acompanhada de um adulto ou uma criança mais velha para praticar as brincadeiras, especialmente a cama de gato.
Pergunte:
Como você está se sentindo agora?
Deixe que as crianças se expressem livremente. Peça que digam quais as brincadeiras de que mais gostam.
🐱 Cama de gato
Pergunte se elas conhecem a cama de gato.
Brincando de cama de gato
Divida a turma em duplas e disponibilize pedaços de barbante com as pontas unidas por um nó. Explique que cada criança deve trançar o barbante entre os dedos, formando um “X”. O colega pegará o “X” e fará um novo trançado.
Se julgar necessário, demonstre a brincadeira com uma das crianças. Circule entre as duplas. Deixe que brinquem livremente.
Ambiente remoto Apresente o vídeo com as instruções da cama de gato. Oriente a criança a fazer a brincadeira com um adulto ou outra criança em casa.
🤪 Trava-língua
O trava-línguas é uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da dicção na Educação Infantil. Apresente alguns trava-línguas:
A abelha abelhuda abelhudou as abelhas. O bode bravo berra e baba na barba. Dorme o gato, corre o rato e foge o pato. José junta jabuticabas na jarra. Pedro pregou um prego na porta preta. O rato roeu a roupa do rei de Roma. Sabia que o sabiá sabia assobiar? Alô, o tatu taí? Não, o tatu não tá.
Você também pode ouvir com eles esta canção em ritmo de RAP, do Mestre P:
“É hora de brincar”, faixa do CD-livro Pé de palavra
Promova a participação coletiva, deixando as crianças brincarem. Se julgar apropriado, apresente uma imagem com os elementos dos trava-línguas (abelha, bode, gato, rato, pato, jabuticaba…) e explore as cores e as formas ou traga uma canção de seu repertório em que apareçam esses elementos.
🐘 Elefante colorido
Fale para as crianças:
Elefante colorido.
Elas perguntam:
Que cor?
Responda:
Eu quero a cor…
Indique uma cor. As crianças devem buscar objetos que tenham a cor indicada. Elas têm 10 segundos para apresentar o objeto. Enquanto isso, você bate palmas em contagem regressiva. Ganha quem localizar mais objetos. A cada cor, oriente-as a contar o número de objetos localizados.
Ambiente remoto Promova a brincadeira Elefante colorido. Oriente as crianças a buscar a participação de um adulto ou de outra criança em casa.
Para inspirar
O brincar é a linguagem da criança, é a forma como a criança aprende, conhece e experimenta o mundo, o outro e a si mesma.
Resgate brincadeiras e construa um repertório de brincadeiras. As educadoras mais velhas costumam ser guardiãs das brincadeiras e dos brinquedos tradicionais e podem ser uma fonte de aprendizado e troca.
Sugerimos dois vídeos com o educador Francisco Marques. No vídeo Apresentação de Chico dos Bonecos, ele apresenta na prática as brincadeiras com as crianças e os pais.
Em Percursos da arte na educação, Chico dos Bonecos reflete sobre o papel da brincadeira na Educação Infantil e para além dela.
Assista também ao documentário Caramba, carambola: o brincar na escola! Produzido pelo Itaú Social com base no projeto Brincar (Cenpec), é uma fonte de depoimentos de educadoras e pesquisadoras da infância e de imagens de contextos considerando o brincar não apenas como linguagem da infância, mas também como forma de estar em contato consigo.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.