Esta é a terceira de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
O que é?
Prática de consciência corporal e expressão artística a partir de fruição de elementos naturais, em diálogo com obras de Friedensreich Hundertwasser, Hilma af Klint e Joseph Beuys
Materiais
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet;
folhas A3 ou de tamanho maior;
lápis de cor;
massa de modelar (pode ser argila ou massa de modelar caseira)
Finalidade
Expressão da criação artística por meio de fruição de elementos naturais (sons e imagens) e obras de arte.
Expectativa
Promover a expressão livre da criança por meio de desenhos e escultura por meio da integração com a natureza
Público
Crianças da educação infantil
Espaço
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
Duração
2 encontros de 1h30
Início de conversa
Nesta oficina, a criança reconhece o ambiente onde está e o integra em suas criações. Partimos de vídeos e imagens estáticas (fotos, ilustrações) de elementos da natureza e da fruição de obras que trabalham a integração da natureza para a expressão livre da criança por meio de desenhos e escultura.
Inicie o encontro com um mapeamento das características do grupo. Peça que cada criança expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro com um elemento da natureza. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Em seguida, apresente as fotos abaixo. Explore as imagens com eles: a quais elementos da natureza elas se referem? Terra seca, vendaval, tempestade, furação. Incentive as crianças a expressarem seus sentimentos.
Você pode criar uma nuvem de palavras num quadro e registrar à medida que cada criança se expressa. Dessa forma, todo o grupo pode visualizá-la. Leia as palavras pausadamente.
No vídeo ao lado, confira dicas de como criar nuvens de palavras no ambiente virtual:
Agora, solicite que as crianças fechem os olhos e ouçam sons da natureza por alguns minutos. Para isso, selecione previamente um vídeo ou áudio com sons da natureza, como a seguir:
Após 5 a 10 minutos de audição, peça às crianças que expressem o que ouviram. Como elas se sentem agora? Incentive-as a expressar seu estado atual com um elemento da natureza. Você pode iniciar dando um exemplo:
Agora eu me sinto como a água de um lago.
ou
Estou me sentindo como uma pedra bem grande.
Apresente também imagens de animais, e deixe que as crianças expressem o estado atual com movimentos livres.
Segundo encontro: a natureza na expressão de três artistas
Apresente e explore com as crianças as obras do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000), que retrata, reflete e manifesta uma relação respeitosa e integrada com a natureza.
Friedensreich Hundertwasser/Wikipedia
O artista, arquiteto e ativista ambiental austríaco Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) deu forma a um projeto ecológico e estético de vida possível, que retrata, reflete e manifesta uma relação respeitosa e integrada com a natureza.
Segundo o artista, em sua teoria das cinco peles, a realidade é percebida em 5 camadas que se sobrepõem: 1. Epiderme / derme; 2. vestuário / roupas; 3. Habitação / casas; 4. Meio social / identidade; 5. Biosfera / planeta.
Para saber mais: A fábrica de cinco peles: Hundertwasser e o caminhar contemporâneo, dissertação de Bianca Bernardo Barros. Disponível em: Domínio Público. Acesso em: ago. 2021.
Como a natureza aparece nas obras deste artista? O que você vê, percebe, sente?
Peça às crianças que peguem lápis e uma folha de papel. Observem o local onde estão. Estão em meio à natureza ou em casa? Como estão inseridas nesse ambiente?
Hilma af Klint/Wikipedia
Oriente-as a criar um desenho que expresse sua inserção no ambiente da sala de aula/atividade ou em casa. Ao final, oriente-as a apresentar os desenhos e deixe-as se expressarem livremente.
Passe para uma observação das obras da artista sueca Hilma af Klint (1862-1944). Apresente o vídeo a seguir (4 min), que contêm algumas das obras da artista. Faça pausas para que as crianças expressem suas ideias sobre determinada obra.
As obras enfatizam a criação e estruturação por meio de imagens não figurativas, de conteúdos, saberes e visões de mundo ainda não sistematizados formalmente. Elas abrem a possibilidade de criar outras realidades, outros mundos possíveis.
Incentive as crianças a falarem sobre a obra. Quais elementos elas reconhecem? A partir desse reconhecimento, incentive-as a desenharem o ambiente em que estão agora com formatos geométricos. Ao final, peça a elas que apresentam suas produções.
Neste momento, prossiga com uma nova atividade. Com a massa de modelar ou argila, oriente as crianças a produzirem um objeto que traduza o ambiente em que estão. De que forma elas sentem o espaço? Ao final, peça a elas que apresentem a criação. Faça perguntas que explorem as formas e cores utilizadas.
Joseph Beuys/Wikipedia
O artista alemão Joseph Beuys (1921-1986) acreditava que a arte estava em todo lugar, presente na vida.
A arte pode ser entendida como um processo integrado à vida e podemos reconhecer a realidade onde estamos inseridos como uma “massa de modelar”, com a qual podemos interagir autoral e criativamente.
“Arteiros das Cinco Peles”: oficina inclusiva para crianças de 5 a 10 anos portadoras de necessidades especiais e/ou sofrimento psíquico. Integrando as Artes Visuais, a Dança e a Kundalini Yoga, a proposta é desenvolver o corpo criativo e o pensamento estético por meio de atividades lúdicas e criativas inspiradas na concepção das Cinco Peles de Hundertwasser.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.