Esta é a terceira de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte.
Esta é uma proposta baseada em um encontro on-line que aconteceu em 29/10/2020. Facilitado por Carolina Pires e Larissa Néri, o encontro envolveu educadoras, coordenadoras pedagógicas e gestoras representantes das creches parceiras do programa Corpo e cultura na formação do(da) educador(a) da primeira infância. A formação se baseou no mapeamento e nas avaliações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2020.
Resgatando aprendizados
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Apresente o vídeo “Dança da máscara”, do Palavra Cantada, e acompanhem a dança das personagens.
Ao final do vídeo, pergunte:
Como estão se sentindo? O que mudou?
Neste momento, explore as vivências de aprendizado. Pergunte:
O que aprenderam na semana passada (ou no mês passado)? Quem ensinou? Onde aprendeu? Aprendeu sozinha?
Desenho de criança. Foto: ZoomViewer/Wikipedia
Após a partilha, peça às crianças que façam um desenho narrativo sobre a vivência de aprendizado em duplas. Ao final, solicite que narrem o desenho para um(a) colega.
Ambiente remoto Combine com as crianças que perguntem à mãe, ao pai ou a adulto responsável sobre alguma coisa que aprenderam: o que e onde aprenderam? Com quem? Aprenderam sozinhos? Na sequência, peça à criança que faça um desenho narrativo sobre a vivência relatada. Depois, solicite que, com a ajuda do(da) adulto(a), fotografem o desenho e façam um áudio da narração.
Rememorando vivências
Apresente às crianças a animação Umbrella, 2020. A animação, dirigida por Helena Hilario e Mario Pece, conta a história de uma menina que visita um orfanato e conhece um garotinho, que sonha ter um guarda-chuva amarelo.
O guarda-chuva amarelo desperta memórias do passado. Quais serão elas?
Após a exibição, pergunte:
O que aprendemos com as outras pessoas?
Peça às crianças que narrem uma vivência semelhante à apresentada na animação.
O que aprenderam dessa vivência?
Veja também
Bambeia: documentário de 2003 dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, apresenta as etapas da confecção de um pião, realizada por três meninos de uma comunidade ribeirinha da Amazônia.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.