Rememorando vivências pela arte

-

Rememorando vivências pela arte

Esta é a terceira de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte.
Imprimir
O que é?

Prática de consciência corporal, produção de desenho com base em vivências e aprendizados.

Materiais
  • Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet;
  • folhas de sulfite;
  • lápis de cor, giz de cera.
Finalidade

Expressão artística com base em vivências e aprendizados.

Expectativa

Promover a capacidade de expressar vivências e aprendizagens explorando linguagens artísticas.

Público

Crianças da educação infantil

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto

Duração

1 encontro de 1h30


Início de conversa

Na educação infantil, é importante criar um ambiente onde as crianças possam expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências.

Nesta oficina, as crianças poderão expressar sentimentos sobre uma vivência de aprendizado.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
habilidades EI03EF01 e EI03EF06

Esta é uma proposta baseada em um encontro on-line que aconteceu em 29/10/2020. Facilitado por Carolina Pires e Larissa Néri, o encontro envolveu educadoras, coordenadoras pedagógicas e gestoras representantes das creches parceiras do programa Corpo e cultura na formação do(da) educador(a) da primeira infância. A formação se baseou no mapeamento e nas avaliações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2020.

Resgatando aprendizados

Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:

Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?

Apresente o vídeo “Dança da máscara”, do Palavra Cantada, e acompanhem a dança das personagens.

Ao final do vídeo, pergunte:

Como estão se sentindo?
O que mudou? 

Neste momento, explore as vivências de aprendizado. Pergunte:

O que aprenderam na semana passada (ou no mês passado)?
Quem ensinou?
Onde aprendeu?
Aprendeu sozinha?

Desenho de criança. Foto: ZoomViewer/Wikipedia
Desenho de criança. Foto: ZoomViewer/Wikipedia

Após a partilha, peça às crianças que façam um desenho narrativo sobre a vivência de aprendizado em duplas. Ao final, solicite que narrem o desenho para um(a) colega.

Chat forum, communication, live chat, online consultant, online meeting  icon - Download on Iconfinder

Ambiente remoto
Combine com as crianças que perguntem à mãe, ao pai ou a adulto responsável sobre alguma coisa que aprenderam: o que e onde aprenderam? Com quem? Aprenderam sozinhos? Na sequência, peça à criança que faça um desenho narrativo sobre a vivência relatada. Depois, solicite que, com a ajuda do(da) adulto(a), fotografem o desenho e façam um áudio da narração.

Rememorando vivências

Apresente às crianças a animação Umbrella, 2020. A animação, dirigida por Helena Hilario e Mario Pece, conta a história de uma menina que visita um orfanato e conhece um garotinho, que sonha ter um guarda-chuva amarelo.

O guarda-chuva amarelo desperta memórias do passado. Quais serão elas?

Após a exibição, pergunte:

O que aprendemos com as outras pessoas?

Peça às crianças que narrem uma vivência semelhante à apresentada na animação.

O que aprenderam dessa vivência? 


Veja também

  • Bambeia: documentário de 2003 dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, apresenta as etapas da confecção de um pião, realizada por três meninos de uma comunidade ribeirinha da Amazônia.