Esta é a terceira de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte.
O que é?
Prática de consciência corporal, produção de desenho com base em vivências e aprendizados.
Materiais
Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet;
folhas de sulfite;
lápis de cor, giz de cera.
Finalidade
Expressão artística com base em vivências e aprendizados.
Expectativa
Promover a capacidade de expressar vivências e aprendizagens explorando linguagens artísticas.
Público
Crianças da educação infantil
Espaço
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
Duração
1 encontro de 1h30
Início de conversa
Na educação infantil, é importante criar um ambiente onde as crianças possam expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências.
Nesta oficina, as crianças poderão expressar sentimentos sobre uma vivência de aprendizado.
Esta é uma proposta baseada em um encontro on-line que aconteceu em 29/10/2020. Facilitado por Carolina Pires e Larissa Néri, o encontro envolveu educadoras, coordenadoras pedagógicas e gestoras representantes das creches parceiras do programa Corpo e cultura na formação do(da) educador(a) da primeira infância. A formação se baseou no mapeamento e nas avaliações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2020.
Resgatando aprendizados
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?
Apresente o vídeo “Dança da máscara”, do Palavra Cantada, e acompanhem a dança das personagens.
Ao final do vídeo, pergunte:
Como estão se sentindo? O que mudou?
Neste momento, explore as vivências de aprendizado. Pergunte:
O que aprenderam na semana passada (ou no mês passado)? Quem ensinou? Onde aprendeu? Aprendeu sozinha?
Desenho de criança. Foto: ZoomViewer/Wikipedia
Após a partilha, peça às crianças que façam um desenho narrativo sobre a vivência de aprendizado em duplas. Ao final, solicite que narrem o desenho para um(a) colega.
Ambiente remoto Combine com as crianças que perguntem à mãe, ao pai ou a adulto responsável sobre alguma coisa que aprenderam: o que e onde aprenderam? Com quem? Aprenderam sozinhos? Na sequência, peça à criança que faça um desenho narrativo sobre a vivência relatada. Depois, solicite que, com a ajuda do(da) adulto(a), fotografem o desenho e façam um áudio da narração.
Rememorando vivências
Apresente às crianças a animação Umbrella, 2020. A animação, dirigida por Helena Hilario e Mario Pece, conta a história de uma menina que visita um orfanato e conhece um garotinho, que sonha ter um guarda-chuva amarelo.
O guarda-chuva amarelo desperta memórias do passado. Quais serão elas?
Após a exibição, pergunte:
O que aprendemos com as outras pessoas?
Peça às crianças que narrem uma vivência semelhante à apresentada na animação.
O que aprenderam dessa vivência?
Veja também
Bambeia: documentário de 2003 dirigido por Renata Meirelles e David Reeks, apresenta as etapas da confecção de um pião, realizada por três meninos de uma comunidade ribeirinha da Amazônia.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.