Conhecendo e representando o(a) outro(a) pela arte
Esta é a segunda de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
O que é?
Prática de consciência corporal, escultura corporal e produção de desenho
Materiais
Computadores, tablets ou celulares com acesso à internet;
folhas de sulfite;
lápis de cor.
Finalidade
Expressão da criação artística por meio do olhar da criança nas obras de Henri Matisse e Pablo Picasso.
Expectativa
Dirigir à expressão artística o olhar de encantamento da criança para o mundo.
Público
Crianças da educação infantil
Espaço
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
Duração
2 encontros de 1h30
Início de conversa
As obras de Matisse e Picasso são a base para a investigação do “olhar da criança”, que olha o mundo com encantamento. Os artistas buscavam na fluidez e na expressividade do gesto esse olhar da criança. Nesta oficina, propõe-se um trabalho de produção artística e consciência corporal com base nas obras desse artistas.
Esta oficina é uma proposta baseada em um encontro on-line que aconteceu em 6/10/2020. O encontro, facilitado por Carolina Pires e Larissa Néri, envolveu educadoras, coordenadoras pedagógicas e gestoras representantes das creches parceiras do programa Corpo e cultura na formação do(da) educador(a) da primeira infância. A formação se baseou no mapeamento e nas avaliações realizadas ao longo do primeiro semestre de 2020.
Na prática
O olhar da criança
Foto: Greyerbaby/Pixabay
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Oriente as crianças a fazerem respirações para acalmar a mente e ativar os sentidos.
Peça-lhes que expressem o estado delas ao chegar ao encontro por meio uma escultura corporal. Você pode perguntar:
Como vocês estão agora? Alegres? Animados? Cansados? Com sono? Vamos brincar de contar isso como se a gente não pudesse falar? Como fazemos? Que tal usarmos as mãos, os braços e o rosto pra mostrar?
Ambiente remoto As crianças podem expressar o estado delas na tela por meio de gestos com os braços e as mãos, e de expressões faciais.
Invenção do teatro. Foto: Otterbein University Theatre & Dance dos Estados Unidos/Wikipedia
Após a apresentação da escultura corporal, peça a elas que respirem e expirem. Prossiga com um aquecimento, com movimentos leves e circulares dos pulsos, quadris e tornozelos. Proponha um instante de silêncio e pergunte como estão se sentindo.
Divida a turma em trios e peça para uma das crianças de cada grupo expressar seu estado após o aquecimento por meio de uma escultura corporal. As duas outras crianças registram em desenho no papel sulfite. Ao final, oriente o compartilhamento dos desenhos. Pergunte:
Como foi desenhar o(a) colega? O que você observou?
Ambiente remoto As crianças podem produzir o desenho que represente um(a) dos(das) colegas.
Observe o traço livre e a fluidez do desenho das crianças.
Criar criança
Agora, apresente imagens de obras do artista francês Henri Matisse (1869-1954). Incentive as crianças a perceberem como as obras são uma forma de expressão no mundo.
Henri Matisse. A dança, 1909. Imagem: Wikipedia
Pergunte: “O que essas pessoas estão fazendo?”. Após expressarem suas ideias, pergunte se elas gostam de brincar de roda e incentive-as a dar as mãos e dançarem livremente.
Ambiente remoto Pergunte às crianças se elas gostam de brincar de roda e com quem costumam brincar (irmãos(ãs), primos(as), colegas); onde elas costumam brincar, no parque, playground etc. Deixe que se expressem livremente.
Obra baseada em A dança. Foto: Wikipedia
Crianças dançando. Foto: Yann/Wikipedia
Foto: Wikiart
Para ampliar o diálogo, apresente obras do artista Pablo Picasso (1891-1973), contemporâneo de Matisse e com quem compartilhou o encantamento do olhar da criança. Picasso dizia:
Quando eu tinha 15 anos, sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças.”
Pablo Picasso (1881-1973)
Selecione previamente algumas obras para que as crianças explorem com você. No vídeo Pablo Picasso: a collection of 855 works, a seguir, há vários exemplos de obras em que o olhar da criança se faz presente.
Pause o vídeo e dê tempo para expressão livre de ideias. Complemente com a cena a seguir, que mostra o artista pintando em tempo real, evidenciando sua gestualidade fluida e expressiva.
As obras de Matisse e de Picasso permitem traçar as similaridades entre os processos de criação de crianças e artistas e refletir sobre as relações entre a expressão, o gesto e a consciência.
Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido.”
Pablo Picasso
Após apresentar a cena de Picasso desenhando um rosto, peça às crianças que façam um autorretrato. Solicite que compartilhem o desenho com o colega.
Ambiente remoto Peça às crianças para falarem do desenho que fizeram. Explore as cores e as formas. Solicite que mostrem os desenhos para os(as) colegas.
Henri Matisse. Les Capucines (Chagas com a Dança II), 1910–12. Imagem: Wikipedia
Sugestão de leitura: “Com olhos de criança”, do artista francês Henri Matisse (1869-1954)
“Criar é próprio do artista; onde não há criação, a arte não existe. Mas seria enganoso atribuir este poder criador a um dom inato. Em matéria de arte, o criador autêntico não é apenas um ser dotado; é um homem que soube ordenar para sua finalidade todo um facho de atividades cujo resultado é a obra de arte. É assim que, para o artista, a criação começa na visão. Ver isso já é uma operação criadora, que exige esforço. Tudo o que vemos na vida diária sofre mais ou menos a deformação produzida pelos hábitos adquiridos, e o fato é talvez mais sensível numa época como a nossa, em que o cinema, a publicidade e as revistas nos impõem cotidianamente um fluxo de imagens prontas que são um pouco, na ordem da visão, o que é o preconceito na ordem da inteligência. O esforço necessário para se desvencilhar disso exige uma espécie de coragem; e esta coragem é indispensável ao artista que deve ver todas as coisas como se as tivesse vendo pela primeira vez; é preciso ver toda a vida como quando se era criança; e a perda dessa possibilidade vos retira a de vos exprimir de uma maneira original, isto é, pessoal.”
Bibliografia
Inteligências múltiplas: a teoria na prática, de Howard Gardner. Porto Alegre: Artmed, 1995. Segundo o psicólogo estadunidense, precisamos individualizar a educação, ao invés de ensinar as mesmas coisas, da mesma maneira, “para todos”. É preciso conhecer cada educando, para favorecer oportunidades de aprendizagem de maneira a fazer sentido para eles. Outro aspecto importante é a “pluralização”, isto é, ensinar o que é importante de diversas formas.
“O pêndulo didático” de Rosa Iavelberg. In: SILVA, Dilma de Melo de (org.) Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade no estudo e pesquisa da arte e cultura. São Paulo: Terceira Margem, 2010.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.