Esta é a quinta de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)
O que é?
Prática de consciência corporal, expressão por meio de fotografia/vídeo
Materiais
Computador, tablet ou celular com acesso à internet
Finalidade
Expressão corporal, reconhecimento do espaço infantil por meio de fotografia/vídeo
Expectativa
(Re)conhecer, explorar e representar espaços e formas de brincar
Público
Crianças da educação infantil
Espaço
Sala de aula, sala de atividades, espaço aberto ou ambiente remoto
Duração
1 encontro de 1h30
Início de conversa
Nesta oficina, a criança reconhece o espaço do brincar na sala de atividade e em casa. Quais as diferenças entre esses ambientes? Que tipo de brincadeiras elas fazem? Pela fotografia/vídeo (ambiente remoto), as crianças expressam suas ideias e seus sentimentos sobre os espaços e suas brincadeiras
Que qualidades o educador pode atribuir à “educação a distância” para torná-lo um espaço educador? Ao escutar as crianças falarem sobre a realidade delas, pode-se entender o contraste entre os espaços criados pelos adultos e aqueles construídos espontaneamente pelas crianças. A escuta levará a uma reflexão sobre as necessidades das crianças em relação ao movimento, materiais e propósitos que os espaços possibilitam.
Em encontro anterior, oriente as crianças a fazer um vídeo ou uma fotografia com o celular e o auxílio de um adulto, mostrando o ambiente onde costumam brincar: playground, parquinho, sala, quarto, quintal etc.
Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:
Após o registro das palavras, oriente as crianças a expressarem seu estado por meio de uma escultura corporal ou expressões faciais.
Agora peça a elas que respirem e expirem. Como se sentem? De novo, solicite que falem uma palavra e componham uma escultura corporal/uma expressão facial. Você pode registrar as palavras.
Pergunte:
Onde você brinca na sua casa?
Deixe que as crianças narrem os ambientes e as brincadeiras. Apresente os vídeos/as fotografias produzidos previamente pelas crianças com o auxílio de um adulto.
Quais são os ambientes onde elas brincam em casa? Playground, parquinho, sala, quarto, quintal etc.
Quais as brincadeiras que fazem nesse ambiente?
Quais os materiais que utilizam: terra, areia, gravetos, tecidos?
Quais objetos utilizam? (Incentive-as a perceber os móveis, objetos e seus tamanhos, formas, cores.)
Com quem brincam?
Neste momento, peça a elas que descrevam as brincadeiras que fazem na sala de atividades/de aula.
Como são os móveis e os objetos que elas utilizam?
Com quem elas brincam?
Retome a narração sobre o ambiente em casa e pergunte:
Qual a diferença entre os ambientes em casa e a sala de atividades/de aula?
Ao final, deixe que expressem como queriam que fosse o espaço da sala de aula/de atividades ou em casa.
Vocês gostam mais de brincar em casa ou na sala de aula/de atividades? Por quê?
Registre as ideias que as crianças expressarem e integre-as, na medida do possível, nos espaços educativos.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.