Oficina: Brincando de arte rupestre

-

Oficina: Brincando de arte rupestre

Esta é a 12a de uma série de 12 oficinas baseadas nos Encontros de Estudos em Arte-educação e Experiências Híbridas na Formação de Educadores da Infância, tema “Ética do Cuidado e Vida Subjetiva”, realizado em 11/11/2020. Publicada originalmente no site Território de Formação em Arte (Impaes — Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social)

O que é?

Prática de pintura em guache ou giz de cera

Materiais

Computador, tablet ou celular com acesso à internet; tapetinhos; tinta guache ou giz de cera; folha sulfite.

Finalidade

Expressão artística, e consciência das características corporais.

Expectativa

Explorar práticas de “corpo e consciência” e linguagens expressivas da arte, por meio de apreciação de arte rupestre.

Público

Crianças da educação infantil

Espaço

Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.

Duração

1 encontro de 1h30 cada


Início de conversa

Na educação infantil, a criança entra em contato com a realidade pelo corpo, pela expressão de suas características. A apreciação da arte rupestre e da atividade lúdica promove que a criança construa uma representação de si mesma no mundo.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
habilidades EI03TS02, EI03EO05.


Na prática

Inicie a oficina com um mapeamento das características do grupo. Peça a cada criança que expresse seu estado ao chegar à aula ou ao encontro em uma palavra. Pergunte:

🗣 “Como você está chegando ao encontro/à aula hoje?”

Escolha um lugar seguro para as crianças ficarem descalças ou disponibilize tapetinhos. Oriente-as a formar um círculo. Com elas, faça respirações e inspirações suaves para acalmar a mente.

👨🏾‍💻 Ambiente remoto
Peça às crianças que façam a atividade corporal sobre um tapetinho em casa. Explique previamente os movimentos que serão feitos. À medida que você fizer as respirações, aguarde alguns minutos para que cada criança possa acompanhar.

Pergunte:

🗣 “Como você está se sentindo agora?”

Pintura rupestre localizada na Caverna de El Castillo, na Espanha. Foto: Wikipedia

Deixe que as crianças se expressem livremente.

Inicie a oficina apresentando um exemplo de arte rupestre. Sugerimos esta pintura, localizada na Espanha (imagem ao lado). Pergunte:

🗣 “O que está representado na rocha?”

👨🏾‍💻 Ambiente remoto
Compartilhe a imagem na tela e permita que as crianças observem a imagem.

Disponibilize folhas sulfite (ou papel Canson), potinhos com tinta guache, água e pincéis.

Peça às crianças que façam um desenho semelhante ao da imagem, orientando-as a espalmar a mão sobre a folha e pintar o contorno com a tinta guache. Deixe as folhas secarem.

Crianças pintando uma parede com as mãos. Foto: Wikipédia

👨🏾‍💻 Ambiente remoto
Peça que as crianças façam um desenho semelhante ao da imagem, orientando-as a espalmar a mão sobre a folha e pintar o contorno com o giz de cera. Deixe as folhas secarem. Oriente-as a fazer a atividade com a ajuda de um adulto.

Após a secagem, entregue as folhas às crianças para que expressem seus sentimentos sobre o desenho. É uma oportunidade de respeitarem as características de seu corpo e respeitar as características dos outros.


Para inspirar

O vídeo As terras e as telas de Lira Marques (3 min) apresenta obras da artista Lira Marques, natural do Vale do Jequitinhonha (MG) e pode ser fonte de inspiração para outras atividades relacionadas à arte rupestre.


Veja também