Semana Mundial do Brincar 2023: estimulando a natureza no brincar

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Semana Mundial do Brincar 2023: estimulando a natureza no brincar

Inspire-se nas atividades de diferentes professoras(es) que celebram o evento e veja como fazer parte dessa mobilização, que acontece entre os dias 20 e 28 de maio

Por Stephanie Kim Abe

O Dia Mundial do Brincar é celebrado todo 28 de maio, mas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aldo Pohlmann, em Novo Hamburgo (RS), a primeira comemoração deste dia ocorreu no dia 29 de maio de 2010, com a inauguração de uma brinquedoteca na escola. 

“Foi um movimento bem legal na escola, e eu diria que uma ação pioneira na cidade”, conta Greice Weber Romero Costa, atual diretora da Emei Aldo Pohlmann e professora da rede municipal de Novo Hamburgo há 18 anos.

Desde então, todo ano a escola celebra a data, de diferentes maneiras. Greice relembra, por exemplo, quando a proposta foi montar um museu de brinquedo:

Foto: acervo pessoal

Coletamos brinquedos que lembrassem as infâncias das famílias e os dispussémos em um espaço para visitação. As famílias vieram visitar e puderam contar um pouquinho sobre aqueles brinquedos e como elas brincavam com eles quando eram crianças. Foi muito legal, porque mexeu com a memória delas”. 

Greice Weber Romero Costa, diretora da Emei Aldo Pohlmann

O movimento em torno do Dia Mundial do Brincar foi se espalhando tanto que, há 8 anos, acontece oficialmente em toda a cidade de Novo Hamburgo, com o estabelecimento da Semana Municipal do Brincar por meio da Lei 2.909/2016.

Com a lei, essa celebração da data ganha outra força, ultrapassando e não dependendo de qualquer gestão que vier, pois o Dia Municipal do Brincar está presente já no calendário da escola. Além disso, ele mobiliza diferentes secretarias, não apenas a da Educação. Toda a cidade se movimenta pra isso”, reforça Greice.

A brinquedoteca da Emei Aldo Pohlmann nem existe mais – e isso não quer dizer que a escola deixou de dar importância para a brincadeira. Muito pelo contrário:

“A Emei sempre trabalhou muito com a questão do brincar, assim como toda a rede municipal de Novo Hamburgo tem essa visão muito forte de priorizar a brincadeira e tê-la como base em todos os momentos do cotidiano das escolas. Foi por entendermos que, como somos uma escola de educação infantil, todas as salas têm espaço lúdico e são dedicadas à brincadeira, que não vimos mais a necessidade de ter um espaço somente para uma brinquedoteca“, explica.

Greice Weber Romero Costa, diretora da Emei Aldo Pohlmann

Saiba mais sobre como levar a Semana Mundial do Brincar para a sua cidade


#SMB2023: A natureza no brincar

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma iniciativa da Aliança pela Infância que ocorre todo ano, sempre em torno do dia 28 de maio, para celebrar o Dia Mundial do Brincar. O objetivo é valorizar o direito ao brincar e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. 

Para Greice, um dos aspectos mais importantes das atividades que realizam na escola é atingir e agregar a comunidade escolar em torno dessa temática tão presente na vida das crianças, mas que é esquecida no mundo dos adultos:

“O Dia Mundial do Brincar vai além das crianças, porque aqui na escola ele acontece todos dias. É um dia em que mostramos a força desse brincar para as famílias – e como ele é importante até na vida adulta. O brincar é quase que um remédio, ele faz com que mudemos de humor. É uma questão de saúde mental também. Então é um dia em que buscamos trazer esses familiares para brincar, para se lembrar de como brincar e de como esse ato é bom!“. 

Greice Weber Romero Costa, diretora da Emei Aldo Pohlmann
Foto: Atividade de bolha de sabão que aconteceu no ano passado na EMEI Aldo Pohlmann, de Novo Hamburgo 

Este ano, o evento acontece entre os dias 20 e 28 de maio e tem como tema A Natureza no Brincar. A proposta dessa edição é tanto explorar as riquezas que existem na interação entre as crianças, as brincadeiras e o meio ambiente, como também o que de natural aflora das crianças no ato de brincar. 

Na Emei Aldo Pohlmann, cada dia da semana que vem terá atividades ligadas a um elemento natural: água, terra, fogo e ar. No dia do ar, por exemplo, serão feitas bolhas de sabão. Já no dia do fogo, haverá roda ao redor da fogueira com direito a marshmallow. 

“Como fizemos no ano passado, os pais e familiares estão super convidados para vir e participar, passando o final da tarde aqui na escola com as crianças”, explica Greice. 


Participe da Semana Mundial do Brincar 2023!


Qualquer pessoa pode participar da Semana Mundial do Brincar (SMB). Não é preciso inscrição prévia ou organização estruturada. As iniciativas podem acontecer em parques, escolas, bibliotecas, ruas abertas, de forma presencial ou virtual, e devem ser gratuitas.

Porém, vale inscrever as suas atividades no site da Aliança pela Infância, o que permite que elas sejam inseridas na programação nacional, fica disponível no site e nas redes sociais da organização.


A programação nacional fica disponível no site a partir do dia 22 de maio. 

Saiba mais sobre o tema A natureza no brincar neste webinário, que ocorreu no dia 27 de abril:


Um brincar que ocupa a cidade e é livre de consumismo

A cidade de Santos, litoral paulista, também tem uma Semana Municipal do Brincar desde 2015. No Centro Educacional da Zona Noroeste, Núcleo Sambódromo, a ideia para esta edição é aproveitar os espaços verdes e públicos que existem no território e ocupá-los. Entre as atividades, a caça ao tesouro na natureza será uma que representa essa proposta.

Anderson dos Santos Andrade, professor articulador do Núcleo, explica que:

Foto: acervo pessoal

“Santos está passando por uma verticalização. Com prédios tão altos, com tela por todos os lados, onde fica esse brincar? Só na imaginação? Não. Por isso, nessa semana, queremos tornar o brincar realidade em cada canto da cidade. Queremos mostrar às crianças e às famílias que elas devem e podem tomar posse do que é delas e usufruir desses espaços, num ato de cidadania. Nossa ideia é levar as nossas crianças para as ruas, e não aprisioná-las“.

O Centro Educacional atende crianças de cinco Unidades Municipais de Ensino (UMEs) da zona noroeste de Santos, a maioria delas do ensino fundamental I (há alunos de uma escola de ensino fundamental II). Ele tem uma proposta de ampliação da jornada, e as atividades realizadas são construídas em conjunto com a equipe gestora e docente das escolas, abrangendo três eixos: pedagógico, esportivo e artístico. 

Foto: Noite do Conviver do Centro Educacional da Zona Noroeste, Núcleo Sambódromo, em Santos, que é a grande abertura para a Semana do Brincar, onde são feitas a apresentação dos espaços do Núcleo e realizadas atividades com diferentes pessoas do território e da comunidade escolar.

“Realizamos dança, teatro, brincadeiras, lutas e outras atividades de ocupação territorial da comunidade no sentido de ampliar os saberes, as aprendizagens, as habilidades e as competências”, diz Anderson.

O professor conta que os brinquedos que ocupam a brinquedoteca do Centro Educacional são construídos pelas(os) próprias(os) estudantes, a partir de material reciclado, como papelão, garrafas PET, caixotes etc. 

Já ouvimos estudantes pedirem uma casa dos sonhos da Barbie, por exemplo. Utilizando o conceito maker, nós propomos para as crianças que elas construam a sua própria casa dos sonhos, uma casa que vai ter a identidade de cada uma delas. Elas acabam utilizando os brinquedos por uns cinco meses, e depois fazemos uma nova adequação e propomos a construção de novos brinquedos a partir desses materiais reciclados e reutilizados, sem impactar na questão do consumo“, explica.

Anderson dos Santos Andrade, professor articulador do Núcleo

Ao propor essas atividades focadas no brincar natural da criança, um brincar livre, tanto Greice quanto Anderson acreditam que a Semana Mundial do Brincar impulsiona esse outro importante aspecto com os familiares: o brincar que se dissocia do consumismo.

“Se pensarmos bem, até o Dia das Crianças é uma data comemorativa voltada para o consumismo. Então o legal do Dia Mundial do Brincar é justamente trazer essa ideia do brincar enquanto brincadeira mesmo, sem a necessidade de um produto”, diz Greice. 

“Queremos que todos entendam que não é preciso ir longe, nem gastar dinheiro para brincar com qualidade. Basta tempo, intencionalidade e interação de verdade”, enfatiza Anderson. 


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