Temáticas
Procure por

O território como potência: novos olhares, novas perspectivas

6ª edição da Revista Territórios em Movimento traz reflexões sobre articulação territorial e a importância de trabalhar em sintonia com o contexto local

Materiais para trabalhar a educação quilombola e antirracista

Coleções e bibliotecas on-line reúnem produções acadêmicas, material audiovisual e palestras para fortalecer uma educação para a igualdade racial

Caminhos para o protagonismo de crianças e adolescentes

Não há receita para desenvolver a participação de crianças e adolescentes, mas OSCs refletem como realizar essa escuta ativa e aprimorar práticas

Cotas no ensino médio

À luz dos 10 anos da Lei de Cotas, é necessário discutir os impactos dessa política no ensino médio a fim de aperfeiçoar ações afirmativas na educação básica

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

Oficina: Meu primeiro emprego, meu primeiro salário

Como apoiar as(os) jovens a planejar seus gastos e usar seu salário no início da vida profissional e financeira? Confira a oficina

Amigos da Escola – Todos pela Educação

Assessorar na implementação do projeto Amigos da Escola oferecendo subsídios para ações de voluntariado em escolas públicas por meio da produção de materiais didáticos.

Programa Parcerias

Investidores Fundação Itaú Social, Fundação Orsa, Comissão Fulbright, Fundação Vale do Rio Doce, Instituto Camargo Corrêa, Instituto Cidadania Empresarial (ICE), Instituto WCF-Brasil,Instituto Mauá de Tecnologia Parceria Canal Futura, Centro… Leia mais >

Dia dos Povos Indígenas: educação contra preconceitos

A escola deve ser o espaço para conhecer e valorizar a cultura indígena contra ameaças aos direitos desses povos,

Oficina: À vista ou a prazo?

Que tal apresentar às(aos) estudantes noções de educação financeira, trabalhando as diferenças entre pagamento a prazo e à vista?

Cidadania e Ação Comunitária – Jardim Ângela

Investidores Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e Natura Cosméticos S.A. Parceiros Arco Associação Beneficente (SP), Associação Comunitária Monte Azul (SP), Associação de Moradores do Instituto Rural e Adjacências… Leia mais >

Igualdade de gênero e equidade racial na educação básica

Conheça os artigos científicos e as experiências selecionadas em dois editais de organizações da sociedade civil que tratam desses importantes temas

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >

Subsídios para a Educação Integral

Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Objetivo Contribuir para o desenvolvimento de experiências de Educação Integral e colaborar na construção de um… Leia mais >

Por que falar de política na escola?

Mais do que incentivar a juventude a tirar título de eleitor, é preciso garantir um espaço seguro de debate e incentivar que o pensamento crítico se desenvolva em sala de aula

Espaços de participação e protagonismo juvenil

O que protagonismo tem a ver com política? Conheça essa proposta de oficina para desenvolver essa temática com suas(seus) estudantes.

O que a juventude periférica tem a ver com as questões climáticas? Tudo!

Mahryan Sampaio (Instituto Perifa Sustentável) conta por que trazer a agenda da crise climática para estudantes da periferia é fundamental

Avaliação da Plataforma Edukatu

Avaliação da plataforma Edukatu (Instituto Akatu por um Consumo Consciente)

Diversidade é palavra feminina

Três educadoras contam como enfrentam discriminações contra mulheres cis, trans, negras, indígenas, com deficiência, lésbicas e bissexuais

Mulheres que contrariam as estatísticas

Que tal apresentar às(aos) estudantes trajetórias de vida de mulheres pertencentes a grupos minoritários da sociedade que se destacaram em sua atuação profissional?

1 2 4