A sua doação pode impactar a educação e a vida de muita gente!

-

A sua doação pode impactar a educação e a vida de muita gente!

Num país onde as desigualdades se perpetuam, toda a sociedade precisa se mobilizar para reverter esse ciclo; confira depoimentos de pessoas impactadas e saiba como você pode fazer a sua parte

Por Stephanie Kim Abe

Não é nenhuma novidade que o Brasil é – e sempre foi – um país desigual. No pós-pandemia, a luta contra as desigualdades ganhou mais força e evidência, dado o agravamento delas, como consequência desse período. 

Recentemente, trouxemos um retrato das desigualdades no Brasil, seja em termos de representação política, acesso à educação e a outros serviços básicos, renda e trabalho, saúde, segurança pública, por ocasião do lançamento do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades.

Alguns exemplos das desigualdades no Brasil, conforme dados do relatório Um retrato das desigualdades no Brasil hoje, do Observatório Brasileiro das Desigualdades, mostram que, em 2022:

– os 10% mais ricos têm rendimento médio mensal per capita 14,4 vezes maior do que os 40% mais pobres;

– a mulher negra ganha, em média, apenas 42% do que recebe o homem não negro (branco ou amarelo);

– apenas 29,4% da população do Nordeste e 13,2% da população da região Norte têm esgotamento sanitário, contra 81,4% daquelas(es) que vivem no Sudeste.

⚠️ Os números da educação brasileira também revelam o quanto esse direito é negado a diferentes grupos:

  • 244 mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estavam fora da escola em 2021 (Pnad Contínua 2021);
  • quase 2 milhões de estudantes do ensino médio estão em distorção idade-série (Censo Escolar 2022);
  • mais de 70% da população entre 4 a 17 anos fora da escola são crianças e adolescentes negras(os) e indígenas, moradoras(es) de áreas rurais e oriundas(os) de família de menor renda (Pnad 2019);
  • 29% da população brasileira é analfabeta funcional (dados do Inaf/2018).


Importância da educação

Lutar por uma educação de qualidade com equidade para todas e todos é não somente uma questão de garantia de direitos, mas também uma maneira de combater todas as outras desigualdades, já que a educação promove a mobilidade social, proporcionando um futuro melhor.

É com esse propósito que o Cenpec atua há mais de três décadas, combatendo as desigualdades e construindo equidade por meio da educação, com foco na alfabetização, no combate à evasão escolar, na eliminação da defasagem idade/série e na formação e valorização docente.

Para Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora de Novos Negócios e Parcerias do Cenpec:

Foto: acervo pessoal

Num país como o Brasil, onde as desigualdades se perpetuam ao longo dos anos, precisamos mobilizar toda a sociedade para reverter este ciclo. É responsabilidade de todas(os) nós garantir que os direitos sociais básicos cheguem para todas(os), tais como a garantia de uma moradia digna, uma alimentação saudável e o direito a uma educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens”.

✏️

O impacto do trabalho do Cenpec

Nos últimos anos, o Cenpec impactou 256 mil organizações da sociedade civil (OSCs), 910 secretarias municipais de educação, 10 mil escolas públicas, 20 mil gestoras(es) escolares e mais de 138 mil professoras(es). Nossa atuação chega a todas as regiões do Brasil. 

Mas, além dos números, o que demonstra mesmo que uma ação realmente faz sentido e contribui para o propósito da instituição é a trajetória de vida das pessoas que foram impactadas por ela. 

Confira a seguir os relatos do educador Fabrício Nazário e da professora Gina Vieira, que contam como o trabalho do Cenpec influenciou suas trajetórias na educação. 

Fabrício Nazário, presidente da comunidade quilombola de Vila Nova (Serro-MG)
Gina Vieira, especialista em educação e inclusão escolar

Como doar para o Cenpec e colaborar com projetos e projetos voltados à melhoria da educação pública brasileira? Acesse nossa página Doações.

Os recursos provenientes de doações contribuem para o fortalecimento técnico das organizações e secretarias com as quais trabalhamos, e para a produção e disseminação do conhecimento. Além disso, a autonomia com responsabilidade permite o uso do recurso no aprimoramento da capacidade técnica e no desenvolvimento de projetos autorais que funcionam como laboratórios de inovação, que permitem a experimentação e o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais. Temos também investido, especialmente nos últimos anos, no debate sobre diversidade e a promoção de uma  educação antrracista“, explica.

Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora de Novos Negócios e Parcerias do Cenpec

Saiba mais sobre como o Cenpec tem atuado pela equidade e qualidade na educação

✏️

Dia de doar: faça a sua parte 

Uma forma de ajudar é fazendo doações a causas e organizações que têm impacto positivo na sociedade. Para incentivar a solidariedade e a generosidade, celebramos o Dia de Doar em 28 de novembro

Essa campanha ocorre no Brasil desde 2013 e faz parte do movimento mundial #GivingTuesday (ou “terça-feira de doação”), que começou nos Estados Unidos com o objetivo de se contrapor à Black Friday e à Cyber Monday (famosas datas comerciais estadunidenses). 

Segundo uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a cultura da doação vem crescendo a cada ano. Em 2022, 84% das(os) brasileiras(os) realizaram algum tipo de doação, sendo que 36% doou a uma instituição (ONG ou projeto socioambiental) – o que significa 42,5 milhões de doadoras(es) institucionais no Brasil.

Fonte: IDIS

O ato de doar é uma ação que faz bem para quem doa, para a sustentabilidade das OSCs e para as(os) beneficiadas(os). Ele promove a solidariedade, a responsabilidade social e fortalece a sociedade civil, que vem exercendo um importante papel social no enfrentamento das desigualdades. Também fortalece uma corrente composta por pessoas que se importam pela mesma causa e estimula mudanças sistêmicas necessárias para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, diz Ana Cecília.

Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora de Novos Negócios e Parcerias do Cenpec
Fonte: IDIS


Veja também