Conheça a Política de Integridade do Cenpec

-

Conheça a Política de Integridade do Cenpec

As diretrizes estão em consonância com as práticas do mercado e buscam definir condutas éticas esperadas das(os) integrantes do Cenpec e de terceiros com os quais a instituição se relaciona; saiba mais

Por Stephanie Kim Abe

Como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos promove equidade e qualidade na educação básica pública brasileira, o Cenpec valoriza o debate de ideias, respeita posicionamentos diferentes e promove diálogos entre diferentes pontos de vista. 

Isso tudo acontece com base em uma conduta íntegra prevista em todos os trabalhos realizados pela instituição e vale para todas as pessoas que interna ou externamente mantém relações profissionais com o Cenpec.

Para reforçar esse compromisso com a ética e a transparência, o Cenpec construiu sua Política de Integridade. Ela tem como objetivo definir as condutas esperadas nesses relacionamentos, e prevenir, detectar e eliminar práticas consideradas inadequadas, ilegais e/ou antiéticas

Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, explica a importância desse documento e como ele se alinha ao que tem sido praticado no próprio ecossistema de atuação da organização:

A Política de Integridade foi uma construção que atende tanto a uma necessidade interna de concretizar e sistematizar em um documento único e norteador as regras de conduta e os processos que já tínhamos estabelecidos, como a uma boa prática de mercado, que vemos nas diversas instituições e fundações que trabalham com educação e se relacionam conosco, de ter isso de forma robusta e bem conhecida por todas e todos.”

Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec

O embrião da Política de Integridade nasceu nas discussões do Comitê de Equidade e Diversidade do Cenpec.

Foi lá que começamos a entender que as políticas, as práticas e os valores já existiam, mas que faltava um documento norteador que oficializasse tudo o que já vínhamos praticando“, explica Valéria Veiga Riccomini, consultora de Recursos Humanos do Cenpec, que participou de toda a construção. 


Conheça tudo sobre a Política de Integridade

Para divulgar a Política de Integridade, foi criado um espaço no Portal Cenpec dedicado somente a ela, dentro do menu Sobre nós. Ali, está disponibilizado o documento da Política de Integridade, tanto completo como o seu Resumo Executivo.

Na Política, estão informações sobre como atuamos para resolver conflitos e irregularidades e parâmetros para identificação e solução de questões cotidianas da organização – inclusive em interlocução com autoridades públicas, financiadoras(es), comunidade científica, jornalistas, entre outras(os).

Há ainda um quiz para testar os principais pontos que orientam a postura ética e profissional do Cenpec, e também informações sobre o Comitê de Integridade. 

O comitê tem a responsabilidade de monitorar a entidade e suas(seus) integrantes em relação à Política de Integridade do Cenpec, tendo em suas atribuições: triagem, análise preliminar e encaminhamentos para as ocorrências apresentadas. 

Além disso, foi aberto um Canal de Comunicação, destinado às(aos) colaboradoras(es) internas(os) (em regime CLT), consultoras(es) externas(os) ou quaisquer interessadas(os) que queiram, de forma confidencial, informar possíveis violações das políticas descritas na nossa Política de Integridade.

Foto: acervo pessoal

Esse Comitê é composto por cinco membros com diferentes características e tem como objetivo escutar as partes envolvidas e avaliar a situação denunciada, se é uma ocorrência que fere os princípios da Política de Integridade. A partir daí, fazer uma recomendação de como conduzir essa situação, que pode ser apenas uma orientação até um desligamento, dependendo da gravidade do caso.”

Valéria Veiga Riccomini, consultora de Recursos Humanos do Cenpec

A Política de integridade foi apresentada na reunião do Conselho de Administração e Assembleia Geral Ordinária em abril de 2022 e validada no Conselho de Administração de agosto de 2022, podendo ser revista a qualquer momento, caso haja necessidade, e passará por um processo de revisão periódica para eventual atualização a cada dois anos. 

“Ainda estamos no começo desta divulgação, então não temos protocolos tão rígidos. O que temos é a certeza da importância de garantir a existência dessa Política de Integridade, junto desse canal de comunicação e do Comitê de Integridade“, reforça Beatriz. 


Veja também