Temáticas
Procure por

Antônio Gois: transformar a educação brasileira vai além das batalhas ideológicas

Em artigo no jornal O Globo, jornalista conceitua pedagogia da agressão e avalia confrontos do governo com professores

Avaliar alfabetização por amostra é retrocesso, dizem especialistas

Mudança foi anunciada na quinta-feira (02/05). Para Joana Buarque, do CENPEC, formato não permite leitura de dados no nível escolar

UNESCO e Fundação Carlos Chagas realizam seminário sobre formação de professores

Evento é gratuito e acontece em 09/05, com vagas limitadas. Na ocasião, será lançado o livro Professores do Brasil: novos cenários de formação

#Nem1PraTras pensa próximos passos da campanha

Entidades promovem reflexão sobre desafios da educação e articulam a continuidade da campanha em todo o Brasil

Entre Livros e Leitores: o espaço da mediação

A proposta é refletir sobre a formação de leitores na escola e as estratégias do(a) professor(a) para a formação de leitores(as)

Consciência Fonológica: entre o som e o sentido

O curso, voltado para pedagogos(as), tem como objetivo reconhecer a importância da consciência fonológica na construção da base alfabética

Caderno 4: Relatos de práticas pedagógicas

Conheça experiências desenvolvidas em escolas públicas de Goiás

Currículo em debate e práticas culturais

Como articular o currículo escolar às culturas locais e juvenis? Este é o tema do caderno 3 da coleção Currículo em Debate

Caderno 2: Um diálogo com a rede

Material promove diálogo entre universidades e escolas públicas em Goiás

Caderno 1: Direito à educação

Como o currículo pode apoiar a garantia da aprendizagem de todos e todas?

Tendências para a educação integral

Publicação reúne debates sobre uma das prioridades no cenário educacional brasileiro

Raízes e Asas v. 8: Avaliação

Por que, para que e como avaliar em uma aprendizagem significativa e democrática?

Raízes e Asas v. 7: A sala de aula

Que estratégias adotar para tornar este um espaço de aprendizagem democrática?

Raízes e Asas v. 6: Como ensinar: um desafio

Que estratégias favorecem a aprendizagem significativa?

Raízes e Asas v. 5: Ensinar e aprender

A linguagem e seu papel na construção do conhecimento é o foco deste caderno

Raízes e Asas v. 4: Projeto de escola

Como elaborar projetos escolares afinados à cultura e às demandas locais?

Raízes e Asas v. 3: Trabalho coletivo

Educação de qualidade e participativa se constrói por muitas mãos

Raízes e Asas v. 2: Gestão democrática

Este segundo caderno apresenta experiências de gestão democrática na escola

Raízes e Asas v. 1: A função social da escola

Que educação promover , que cidadão formar e qual o papel da escola nessa busca?

Raízes e Asas: Apresentação

A coleção que inovou o ensino-aprendizagem agora disponível para download