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Artigo discute desigualdades educacionais entre grupos sociais

Publicado na Folha de S. Paulo, artigo de Maria Alice Setubal, José Francisco Soares e Maurício Érnica fala sobre desigualdades de aprendizagem entre diferentes grupos sociais e alerta para a necessidade de promover qualidade para todos

Uma segunda chance de estudar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza gratuitamente materiais de estudo para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)… Leia mais >

Educadores comentam o plano de ações para a educação básica

Ministério apresenta primeira proposta de trabalho em sete meses. Documento traz como objetivos incentivar Novo Ensino Médio, educação em tempo integral, escolas cívico-militares e valorização docente, mas faltou detalhar como propostas serão implementadas

A importância e a eficácia das avaliações externas

A notícia de que o Brasil aderiu ao estudo internacional PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) reacende a discussão em torno da aplicação de avaliações externas para medir o desempenho educacional.

Entrevista com Magda Soares

“Vamos constatar que temos fracassado em alfabetizar e letrar nossas crianças?”, assim Magda Soares expressa sua preocupação com relação à alfabetização e letramento no Brasil, quando perguntada sobre a eficácia de estudos como PIRLS e outros exames que medem desempenho educacional.

Educação domiciliar avaliada por educadores

Comissão de Direitos Humanos da OAB São Paulo realiza palestra sobre homeschooling. Evento contou com a participação de Anna Helena Altenfelder, do CENPEC Educação

Dois dias para refletir sobre educação e equidade

Gestores públicos, pesquisadores do Brasil e do exterior e a sociedade civil discutiram nos dias 25 e 26 de junho as desigualdades na educação, a justiça social e o sistema democrático brasileiro durante o Seminário Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos.

Em busca do sucesso

Como construir uma educação que promova a aprendizagem e o desenvolvimento integral de todos? Este vídeo de Raízes e Asas traz exemplos inspiradores de diversas regiões do país

Universidade e escola

Como a educação superior pode contribuir para a melhoria da educação básica? Que contribuições a escola pode trazer para as pesquisas sobre educação?

Parceiros da escola

A participação da comunidade e a articulação com outros equipamentos sociais possibilitam que a escola amplie sua atuação na realidade dos estudantes

Avaliação

O que é avaliar? O que e para que se avalia? Este episódio traz depoimentos de educadores e estudantes sobre esta importante ferramenta pedagógica

Diferença não é deficiência

Como a escola pode considerar e valorizar as diferenças culturais e pessoais dos estudantes para promover uma educação significativa e cidadã?

PNE, 5 anos: financiamento insuficiente e metas em atraso

Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 mostra disparidades no financiamento e avanços aquém do suficiente nas metas do Plano Nacional de Educação. Conclusões são similares à da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Trabalho coletivo no foco de Raízes e Asas

Como promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo? O vídeo discute a importância da integração de esforços para um ensino-aprendizagem de qualidade

Raízes e Asas em vídeo: apresentação

Conheça a série de vídeos que integram a coleção histórica Raízes e Asas, que debate caminhos para uma educação democrática e de qualidade

Um giro pela educação em três estados brasileiros

Parcerias entre estados e municípios, investimento em educação e avaliação escolar e pedagógica foram destaques no Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Organização foi representada pela presidente do Conselho de Administração, Anna Helena Altenfelder

Analfabetos do século XXI

Reportagem especial do portal UOL Educação destrincha as causas e consequências do analfabetismo no Brasil

Projeto institucional na escola: como fazer

Você sabe a diferença entre projeto político-pedagógico e projeto institucional? Com participação de Beatriz Cortese, do CENPEC Educação, especial da revista Gestão Escolar responde a essa e outras dúvidas

Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares

Seleção de alunos e concorrência de professores nas escolas públicas são os temas do evento para pesquisadores, educadores e gestores públicos

Projeto político-pedagógico: erros a evitar

Especial da revista Gestão Escolar com Beatriz Cortese, do CENPEC Educação, aborda os 12 erros clássicos a evitar na hora de redigir o documento

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