Brincar é bom e não há quem discorde disso. Mas, antes de mais nada, brincar é um direito, reconhecido em diversas legislações nacionais e internacionais.
Ele é garantido na Declaração dos Direitos da Criança de 1959, na Convenção dos Direitos da Criança de 1989 (art. 31), na Constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 (ECA). Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, o brincar é um dos seis direitos de aprendizagem da Educação Infantil – o que mostra a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.
As brincadeiras são, para as crianças, mais do que diversão. São experimentos que conduzem ao aprendizado e à percepção do mundo
A importância do brincar para a infância é inegável. Além de prazerosas, as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências: da coordenação motora à linguagem; da criatividade e imaginação à matemática.
Brincando, as crianças aprendem a lidar melhor com os sentimentos, interagir com o outro, resolver problemas, se comunicar. No brincar, o mais importante é o processo e não o fim ou o objetivo por si só.
Se no ambiente escolar é cada vez maior o incentivo para que os profissionais dediquem tempo à parte lúdica no processo de aprendizagem, em casa as famílias também podem fazer a sua parte.
Quando o brincar está associado ao desenvolvimento acadêmico e social das crianças, educadores e pais devem ser incentivados a criar ambientes para o brincar, estimulando e favorecendo a aprendizagem da criança
De acordo com o guia Aprendizagem das crianças por meio de jogos e brincadeiras do Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CEDPI), a aprendizagem pode ocorrer por meio de brincadeiras dirigidas ou livres – e ambas são importantes para o desenvolvimento da criança.
Conteúdos e dicas para brincar em casa
Pensando em como ajudar as famílias e educadores a manter um vasto repertório de brincadeiras, listamos, a seguir, quatro sites repletos de conteúdos e dicas para brincar com as crianças:
1. Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos
Neste guia, organizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Itaú Social, o foco são as brincadeiras voltadas para a primeira infância.
Foram selecionadas brincadeiras para cada dia da semana – ou seja, há dicas para um mês inteiro! Elas são divididas por idade: para bebês de até 18 meses, crianças bem pequenas (até 3 anos) e crianças pequenas (4 a 6 anos).
Antes de trazer as dicas, o guia elenca as habilidades que podem ser desenvolvidas com as crianças e se preocupa em realçar que o mais importante no momento é o afeto e o acolhimento que os familiares têm dado às crianças durante o isolamento social provocado pela pandemia.
Infográfico: “Habilidades que você pode desenvolver com as crianças em casa”
2. Arquitetura Infantil: reinventando os espaços
Vídeo em sinais de Libras no material Arquitetura Infantil: reinventando os espaços
Neste conjunto de materiais, elaborado pela organização Mais Diferenças, o eixo norteador é o processo de construção não linear da criança ao longo da brincadeira – o que eles definem como arquitetura infantil.
A ideia é despertar esse processo nas crianças, com ou sem deficiência, brincando junto com elas por meio da utilização de materiais encontrados em casa, como lençóis e cadeiras, para a construção de cabanas, tocas e túneis.
Além do guia com reflexões pedagógicas e dicas para pais e educadores, há também fichas com ícones de Comunicação Alternativa, um vídeo com sinais de Libras e três faixas de áudio.
No site, as brincadeiras são divididas por idade (a partir dos 3 anos, dos 5 anos e de 8 anos) e são elencados os materiais e os passos necessários para realizar a brincadeira. No final, é possível ver fotos das atividades realizadas pelos leitores.
Há também dicas de programas virtuais com brincadeiras educativas para fazer no computador, e para criar um “cantinho mão na massa”, onde colocar todos os materiais que os pequenos podem usar nas brincadeiras do seu dia-a-dia.
O brincar e a criatividade não dependem da tecnologia ou de recursos super avançados. É importante que a gente tenha materiais que sejam bem fáceis de a gente manipular e conectar uns com os outros, e que incentive a nossa imaginação. Isso pode ser desde uma folha, de garrafa, ou uma caixa de presente, um laço, uma fita diferente. Não precisa ser algo caro ou de difícil acesso
Na seção Oficinas deste Portal, é possível encontrar diversas dicas de atividades para realizar com as crianças, que abordam temas como ciências, leitura, arte e cultura e por aí vai.
As oficinas trazem informações como o objetivo, os materiais, o público-alvo e o passo-a-passo de como realizá-las. Apesar de voltadas para educadores, algumas oficinas podem ser adaptadas pelas famílias em casa – como a de recriar histórias com as crianças.
Separamos para você aquelas relacionadas ao brincar:
Jogos e brincadeiras na praça: Encontro de gerações, no qual os mais velhos aprendem brincadeiras com os mais novos e os mais novos aprendem com os mais velhos.
Jogo de alfabetização: Atividade lúdica para promover a percepção das relações entre os sons das palavras e suas formas escritas
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