Cantigas e brincadeiras na alfabetização

-

Cantigas e brincadeiras na alfabetização

Primeiro vídeo vinculado ao especial Aprendizado inicial da escrita. Material produzido pela Plataforma do Letramento em 2013

Perceber os sons da língua é fundamental para se compreender que a escrita é uma representação da fala. Essa percepção pode ser desenvolvida de forma lúdica e criativa, por meio de brincadeiras que fazem parte da cultura oral, viva nas diversas regiões brasileiras, e que integram o universo infantil: cantigas de roda, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas…

O vídeo a seguir apresenta algumas brincadeiras com cantigas populares que os educadores podem explorar com as crianças para ajudá-las a perceber os sons das palavras. Assista.

Esse vídeo integra o especial multimídia Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização, elaborado com base na proposta de alfabetizar letrando, desenvolvida por Magda Soares. Esta proposta articula as principais hipóteses que as crianças constroem para compreender a linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica. O especial também reflete como o educador pode potencializar o aprendizado das crianças sobre a escrita.

ACESSE O ESPECIAL


Brincando no baú da oralidade

2 pensamentos sobre “Cantigas e brincadeiras na alfabetização

  1. Maravilhoso, concordo plenamente, Cantigas e brincadeiras na alfabetização, se torna um momento atrativo, uma aula divertida e cheia de vida, que vai além da leitura e a escrita. Interação professor/ aluno, aluno/aluno.

Deixe um comentário