Primeiro vídeo vinculado ao especial Aprendizado inicial da escrita. Material produzido pela Plataforma do Letramento em 2013
Perceber os sons da língua é fundamental para se compreender que a escrita é uma representação da fala. Essa percepção pode ser desenvolvida de forma lúdica e criativa, por meio de brincadeiras que fazem parte da cultura oral, viva nas diversas regiões brasileiras, e que integram o universo infantil: cantigas de roda, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas…
O vídeo a seguir apresenta algumas brincadeiras com cantigas populares que os educadores podem explorar com as crianças para ajudá-las a perceber os sons das palavras. Assista.
Esse vídeo integra o especial multimídia Aprendizado inicial da escrita: uma proposta de sistematização, elaborado com base na proposta de alfabetizar letrando, desenvolvida por Magda Soares. Esta proposta articula as principais hipóteses que as crianças constroem para compreender a linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica. O especial também reflete como o educador pode potencializar o aprendizado das crianças sobre a escrita.
2 pensamentos sobre “Cantigas e brincadeiras na alfabetização”
Maravilhoso, concordo plenamente, Cantigas e brincadeiras na alfabetização, se torna um momento atrativo, uma aula divertida e cheia de vida, que vai além da leitura e a escrita. Interação professor/ aluno, aluno/aluno.
Obrigada pelo comentário, Zenilda! Você incorpora essas brincadeiras e cantigas na sua prática docente? Conta pra gente! E olha, publicamos ontem este almanaque para alfabetização e letramento, um suporte a professores(as) neste momento tão desafiador. A organização do material é da professora Isabel Frade, da UFMG: https://www.cenpec.org.br/tematicas/almanaque-para-alfabetizacao-e-letramento-durante-a-pandemia
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
Maravilhoso, concordo plenamente, Cantigas e brincadeiras na alfabetização, se torna um momento atrativo, uma aula divertida e cheia de vida, que vai além da leitura e a escrita. Interação professor/ aluno, aluno/aluno.
Obrigada pelo comentário, Zenilda! Você incorpora essas brincadeiras e cantigas na sua prática docente? Conta pra gente! E olha, publicamos ontem este almanaque para alfabetização e letramento, um suporte a professores(as) neste momento tão desafiador. A organização do material é da professora Isabel Frade, da UFMG: https://www.cenpec.org.br/tematicas/almanaque-para-alfabetizacao-e-letramento-durante-a-pandemia