Vídeo apresenta experiências que exploram a cultura lúdica em escolas públicas de educação infantil
Existem várias iniciativas que promovem olhares e atuações diferenciadas sobre o desenvolvimento das crianças, abrindo espaço para a brincadeira, a criatividade e a imaginação. O que é importante priorizar? O que fazer? Como fazer? Como viabilizar essas novas práticas na escola pública? Como envolver as famílias e as comunidades?
Caramba carambola. Foto: reprodução
De forma sensível e lúdica, o documentário Caramba, carambola: o Brincar tá na escola propõe-se a discutir essas questões na perspectiva de quem está dentro da escola pública – tanto o professor como o gestor.
A produção foi inspirada no projeto Brincar, desenvolvido pelo CENPEC em parceria com a Fundação Volkswagen até 2014. com o objetivo de promover reflexões e práticas voltadas à brincadeira e ao desenvolvimento integral das crianças.
Maria Lúcia Medeiros
Na opinião de Maria Lúcia Medeiros, que foi coordenadora do projeto, um dos aspectos inovadores do material é o fato de trazer vivências em escolas públicas. Ela destaca a criatividade e a sensibilidade dos educadores, além da simplicidade dos recursos usados para a promoção das brincadeiras.
A educadora conta que sempre sentiu falta de um material com essas características. “Existem muitos vídeos bons que mostram o que é a brincadeira infantil, às vezes na escola (geralmente particular), às vezes em espaços fora da escola. Queríamos focar o professor e suas ações.”
Caramba carambola. Foto: reprodução
A vivência do brincar Caramba, carambola é um documentário poético que passeia pelas possibilidades de criar cultura infantil dentro das instituições públicas de ensino. Seu objetivo é contribuir para a formação do educador da infância, ajudando-o a compreender a importância de garantir tempos, espaços, materiais, relações para a brincadeira acontecer no dia a dia das escolas, inspirando-os a buscar soluções simples para isso.
Ao longo do vídeo, diversas falas reforçam a importância do brincar, como: “brincar é um jeito de existir” ou “a infância não pode esperar pelas crianças no lado de fora da escola”. As situações apresentadas no audiovisual despertam a percepção de como é importante a vivência do brincar e aponta possibilidades de se aprender a brincar brincando.
Caramba carambola. Foto: reprodução
Essas vivências podem ser propostas não apenas entre as crianças, como também entre os educadores, e entre estes, as crianças e suas famílias. Pode-se falar sobre o papel da ludicidade em uma reunião com as famílias, mas por que não promover um momento em que todos brinquem juntos? Nenhuma outra atividade terá maior impacto do que essa.
Olindo Estevam
O diretor do vídeo, Olindo Estevam, conta que a produção exigiu uma vivência das brincadeiras. “Fizemos inicialmente esse caminho da experiência, da imersão, de passar o dia inteiro na escola, observando. Foi esse processo de sentir, de brincar junto: escorreguei na grama, caí, piniquei a perna”, relata.
Sobre o vídeo Produzido em 2014, Caramba carambola é voltado para educadores de escolas públicas de Educação Infantil e de outras instituições que lidam com a primeira infância. Ao longo de seus 30 minutos, traz entrevistas de especialistas, professores e gestores dos municípios de Vinhedo e Jundiaí (SP) que passaram pela formação do projeto Brincar e falam sobre a importância do lúdico na educação infantil, a cultura da infância, o papel do educador, entre outros princípios que norteiam a iniciativa.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duration
Description
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duration
Description
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.