Temáticas
Procure por

Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola

Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local

Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental

Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo

Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental

Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora

“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela

Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)

Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >

Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino

As incongruências de não aderir ao PNLD

Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes

O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral

Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa

Compartilhando práticas de educação antirracista na escola

Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas

Como você enxerga os povos indígenas?

Historiador Antonio Simplicio de Almeida Neto fala sobre como a educação pode beneficiar a luta dos povos indígenas, analisa a lei 11.645 e seu impacto no currículo

O Novo Ensino Médio em xeque

Entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa

Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora

Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas

Educação escolar indígena libertadora

Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire

20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista

Neste aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, entenda por que essa legislação foi importante, como ela tem sido implementada e o que falta para garantir a sua efetivação

Educação do campo: como articular os conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa

Como a escola pode promover o diálogo e a valorização dos saberes prévios de estudantes da zona rural? Confira artigo publicado em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec

Reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil

O pesquisador Alexandre Marini destaca pontos das reforma em Portugal, Chile e na província canadense Ontario que podem ajudar a pensar o Novo Ensino Médio

Mais que um projeto, um plano municipal de educação antirracista

O programa PVE Quilombola tem apoiado municípios do Recôncavo Baiano a garantir a equidade racial na educação e implementar a lei 10.639/03

Material de apoio à recomposição das aprendizagens

Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental

1 2 4