Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental
-
Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >
Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola
-
Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local
Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental
-
Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo
Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental
-
Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora
“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela
-
Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares
Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)
-
Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >
Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
-
Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino
As incongruências de não aderir ao PNLD
-
Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes
O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral
-
Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa
Compartilhando práticas de educação antirracista na escola
-
Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas
Como você enxerga os povos indígenas?
-
Historiador Antonio Simplicio de Almeida Neto fala sobre como a educação pode beneficiar a luta dos povos indígenas, analisa a lei 11.645 e seu impacto no currículo
O Novo Ensino Médio em xeque
-
Entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa
Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora
-
Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas
Educação escolar indígena libertadora
-
Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire
20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista
-
Neste aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, entenda por que essa legislação foi importante, como ela tem sido implementada e o que falta para garantir a sua efetivação
Educação do campo: como articular os conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa
-
Como a escola pode promover o diálogo e a valorização dos saberes prévios de estudantes da zona rural? Confira artigo publicado em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec
Reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil
-
O pesquisador Alexandre Marini destaca pontos das reforma em Portugal, Chile e na província canadense Ontario que podem ajudar a pensar o Novo Ensino Médio
Mais que um projeto, um plano municipal de educação antirracista
-
O programa PVE Quilombola tem apoiado municípios do Recôncavo Baiano a garantir a equidade racial na educação e implementar a lei 10.639/03