Temáticas
Procure por

Caminhos para trabalhar o currículo dos anos finais do ensino fundamental

-

Por Stephanie Kim Abe A organização curricular é um entre os muitos problemas que encontramos nos anos finais do ensino fundamental – como uma transição entre 5o e 6o… Leia mais >

Quando a matéria é estudar – e descobrir – a própria identidade quilombola

-

Projeto de valorização da cultura quilombola em Barro Alto (GO) mostra como a educação antirracista pode ser mais efetiva quando trabalhada em consonância com a realidade local

Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental

-

Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo

Podcast: Recomposição de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental

-

Quinto episódio do podcast “Educação na ponta da língua” discute os desafios e as estratégias para enfrentar as desigualdades educacionais no Ensino Fundamental II; ouça agora

“O Brasil precisa gastar mais com educação”, diz Romualdo Portela

-

Segundo dados da OCDE, o Brasil investe cerca de 4 mil dólares por estudante, enquanto em países da Organização a média é de 11,5 mil dólares

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA)

-

Investidor Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Parceria Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (PA) Objetivo Assessorar a secretaria na revisão do documento curricular… Leia mais >

Os desafios da BNCC nos anos finais do ensino fundamental

-

Anna Helena Altenfelder traz reflexões sobre o ensino fundamental II e como podemos avançar nesta etapa de ensino

As incongruências de não aderir ao PNLD

-

Entenda por que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo tem sido criticada por não aderir ao PNLD e como essa decisão afeta estudantes e docentes

O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral

-

Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa

Compartilhando práticas de educação antirracista na escola

-

Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas

Como você enxerga os povos indígenas?

-

Historiador Antonio Simplicio de Almeida Neto fala sobre como a educação pode beneficiar a luta dos povos indígenas, analisa a lei 11.645 e seu impacto no currículo

O Novo Ensino Médio em xeque

-

Entenda quais propostas têm surgido e o que se espera do governo federal para implementar uma política voltada a essa etapa

Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora

-

Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas

Educação escolar indígena libertadora

-

Entenda como a educação e a alfabetização indígena nasceram dos pensamentos de Paulo Freire

20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista

-

Neste aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, entenda por que essa legislação foi importante, como ela tem sido implementada e o que falta para garantir a sua efetivação

Educação do campo: como articular os conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa

-

Como a escola pode promover o diálogo e a valorização dos saberes prévios de estudantes da zona rural? Confira artigo publicado em 2015 na Plataforma do Letramento (Cenpec

Reformas no ensino médio: experiências internacionais e aprendizados para o Brasil

-

O pesquisador Alexandre Marini destaca pontos das reforma em Portugal, Chile e na província canadense Ontario que podem ajudar a pensar o Novo Ensino Médio

Mais que um projeto, um plano municipal de educação antirracista

-

O programa PVE Quilombola tem apoiado municípios do Recôncavo Baiano a garantir a equidade racial na educação e implementar a lei 10.639/03

1 2 4