Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente

-

Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente

Em live, a especialista em Didática conversou sobre processos de desenvolvimento e novos olhares para os desafios enfrentados pelos educadores neste momento

Por Stephanie Kim Abe

Mesmo há cinco meses em aulas remotas, muitos professores e professoras ainda têm enfrentado dificuldades para se adaptar ou se acostumar a essa nova rotina. Assim como as redes de ensino brasileira são diversas, os docentes também o são. E têm lidado com esses desafios de diferentes formas.

Após ouvir alguns deles pelos depoimentos que chegaram através do Portal Escrevendo o Futuro, Sonia Madi, especialista em Didática (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), trouxe algumas reflexões sobre ser docente em tempos de incerteza, na live promovida pelo Programa Escrevendo o Futuro no dia 04 de junho.

Ela abordou questões como o desafio de acessar a internet pelos alunos, as impressões diversas com relação às vídeoaulas (há docentes que gostam, outros que têm dificuldade em imaginar a interação e o auditório) e as regras de convivência diárias (como lidar com os pais que assistem aulas juntos com os filhos e interrompem os professores?).

Leia mais sobre os desafios enfrentados pelos educadores na pandemia

Não há a pretensão de trazer respostas, mas refletir sobre a prática docente e passar um pouco de tranquilidade aos professores sobre a situação que estão vivendo, apontando como essa rotina atribulada e esse período também têm trazido aprendizados e desenvolvimento.

“Aconteceu uma enorme aprendizagem tecnológica neste momento. Por que? Porque os professores puderam não saber, puderam admitir que eles não precisavam saber isso tudo. E porque não sabiam, podiam pedir ajuda. E todo o desenvolvimento do professor está ligado a ser capaz de não saber”

Sônia Madi, especialista em Didática

Para enriquecer sua fala e demonstrar esse tempo de incertezas e seus desafios, Sonia Madi faz um paralelo interessante com a travessia do Liso do Sussuarão, trazendo trechos dessa passagem do livro Grande Sertão: Veredas, obra-prima de Guimarães Rosa. A live foi mediada por Esdras Soares, da equipe do projeto.

Confira a live inteira abaixo:

Live Ser professor em tempos de incerteza

Veja também


Arte: Karine Oliveira