Sonia Madi: Não saber e buscar respostas fazem parte da aprendizagem docente
Em live, a especialista em Didática conversou sobre processos de desenvolvimento e novos olhares para os desafios enfrentados pelos educadores neste momento
Por Stephanie Kim Abe
Mesmo há cinco meses em aulas remotas, muitos professores e professoras ainda têm enfrentado dificuldades para se adaptar ou se acostumar a essa nova rotina. Assim como as redes de ensino brasileira são diversas, os docentes também o são. E têm lidado com esses desafios de diferentes formas.
Após ouvir alguns deles pelos depoimentos que chegaram através do Portal Escrevendo o Futuro, Sonia Madi, especialista em Didática (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), trouxe algumas reflexões sobre ser docente em tempos de incerteza, na live promovida pelo Programa Escrevendo o Futuro no dia 04 de junho.
Ela abordou questões como o desafio de acessar a internet pelos alunos, as impressões diversas com relação às vídeoaulas (há docentes que gostam, outros que têm dificuldade em imaginar a interação e o auditório) e as regras de convivência diárias (como lidar com os pais que assistem aulas juntos com os filhos e interrompem os professores?).
Não há a pretensão de trazer respostas, mas refletir sobre a prática docente e passar um pouco de tranquilidade aos professores sobre a situação que estão vivendo, apontando como essa rotina atribulada e esse período também têm trazido aprendizados e desenvolvimento.
“Aconteceu uma enorme aprendizagem tecnológica neste momento. Por que? Porque os professores puderam não saber, puderam admitir que eles não precisavam saber isso tudo. E porque não sabiam, podiam pedir ajuda. E todo o desenvolvimento do professor está ligado a ser capaz de não saber”
Sônia Madi, especialista em Didática
Para enriquecer sua fala e demonstrar esse tempo de incertezas e seus desafios, Sonia Madi faz um paralelo interessante com a travessia do Liso do Sussuarão, trazendo trechos dessa passagem do livro Grande Sertão: Veredas, obra-prima de Guimarães Rosa. A live foi mediada por Esdras Soares, da equipe do projeto.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.