Projetos científicos em distanciamento social: como fazer?

-

Projetos científicos em distanciamento social: como fazer?

Respostas para o Amanhã: confira seleção de materiais voltados ao ensino por projetos
Imprimir

Instigar a observação atenta da realidade, a fim de identificar situações-problemas e pensar caminhos para solucioná-las por meio do estudo e da pesquisa: eis a proposta do ensino por projetos. Essa abordagem inovadora, baseada em metodologias ativas, integração entre conteúdos e itinerários flexíveis, busca estimular a criticidade, a investigação, o pensamento científico e a participação na sociedade. Mas como seguir essa jornada no momento atual, em que o contato entre professores e alunos se dá a distância?

Para apoiar o trabalho dos educadores nesse contexto, a equipe do Prêmio Respostas para o Amanhã (Fundação Samsung/CENPEC Educação) selecionou diversos materiais que ajudam a pensar maneiras de identificar questões locais e globais, a fim de iniciar a investigação sobre possíveis soluções com base nas ciências da natureza, na matemática e suas tecnologias.

Confira a seleção de materiais.


Quais são as respostas para o amanhã?

Você desenvolve ou tem interesse em desenvolver projetos de investigação científica com os estudantes? Que tal participar do Prêmio Respostas para o Amanhã? A inscrição vai até 10/08.

education, engineering, math, school, science, stem, technology icon

Quem pode inscrever projetos?
Professores de biologiafísicaquímica e matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias que lecionem no ensino médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Elabore um projeto com seus estudantes e inscreva sua proposta! Para saber mais informações, acesse o site Respostas para o Amanhã.


Veja também

Infográfico STEM: ciências e matemática articuladas na aprendizagem

Ciência se faz na escola

Escolas Criativas: aprendizagem com sabor de inovação