Infográfico STEM: ciências e matemática articuladas

-

Infográfico STEM: ciências e matemática articuladas

Prêmio Respostas para o Amanhã (Sansung/CENPEC) lança Infográfico interativo sobre abordagem STEM
Imprimir

Como desenvolver o trabalho por projetos no ensino e aprendizagem de ciências? Articular ciências e matemática às tecnologias e à engenharia, mobilizando competências e habilidades nessas áreas do conhecimento: essa é a proposta do STEM (em inglês, science, technology, engineering, and mathematics).

Baseada em metodologias ativas, integração entre conteúdos e itinerários flexíveis, essa abordagem inovadora propõe a investigação e o trabalho por projetos, com foco na resolução de problemas reais com múltiplas possibilidades de solução às demandas atuais em busca de um futuro mais sustentável.

A fim de apresentar essa abordagem inovadora para a sala de aula, o Prêmio Respostas para o Amanhã (CENPEC Educação/Samsung) criou o infográfico STEM. O material interativo foi elaborado com base em rodas de conversas com educadores da rede pública, que revelaram questões centrais para o ensino de Ciências.

Entre os conteúdos apresentados, estão: fundamentos do STEM, construção do conhecimento científico, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e integração com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Acesse o infográfico


Abordagem STEM na sala de aula: entrevista com Mariana Lorenzin

Mariana Lorenzin
Acervo CENPEC

Como utilizar o Infográfico STEM para compreender os princípios dessa abordagem e levá-la a suas práticas em sala de aula?
Quem explica é a professora Mariana Lorenzin, especialista no tema e consultora técnica do material.

Leia a entrevista.

Veja mais

Ciência se faz na escola

Inclusão de pessoas com deficiência pela abordagem STEM

Base curricular e educação integral

Ensino médio, projetos de vida e trabalho