Solve for Tomorrow: conheça as 10 equipes finalistas da 9ª edição

-

Solve for Tomorrow: conheça as 10 equipes finalistas da 9ª edição

Com foco principalmente em sustentabilidade, os projetos estão distribuídos por todas as regiões brasileiras; saiba mais

O programa Solve for Tomorrow acontece desde 2014 no Brasil, estimulando que estudantes e docentes da rede pública desenvolvam soluções para problemas locais. E é só olhar para os projetos que todo ano são selecionados para entender a sua potência, principalmente quando o assunto é sustentabilidade.

Nesta 9a edição, por exemplo, temos, entre os 10 finalistas divulgados ontem (dia 03/10), projetos de embalagens biodegradáveis, de gerador elétrico eólico de baixo custo, de micro estação de tratamento de água domiciliar, de uso da macaúba para remoção de agrotóxicos de água contaminada e uma alternativa para reciclagem do isopor.

Na área da Saúde, há um sobre a elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose. Os projetos são desenvolvidos usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Para Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec, a relevância das propostas finalistas é nítida e reflete o impacto que o Solve for Tomorrow — programa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec no país — tem em território brasileiro:

Foto: acervo pessoal

São projetos conectados com os desafios atuais e do futuro, sobretudo na área ambiental. Ao ter como foco escolas públicas e oferecer atividades de mentoria e formação, o programa Solve for Tomorrow Brasil contribui para a promoção da qualidade na educação brasileira”.

Clique aqui para ver a lista de finalistas completa


Distribuição pelo território

As regiões com mais projetos finalistas são a do Nordeste (Maranhão, Ceará e Bahia) e do Norte (Amazonas e Rondônia), cada qual com três. Em seguida, há dois projetos na região Sudeste, ambos de São Paulo, e um no Sul (de Santa Catarina) e no Centro Oeste (de Mato Grosso do Sul)

Foto: acervo pessoal

A Samsung tem um forte compromisso com iniciativas voltadas à educação. Por isso, ficamos tão felizes em ver os resultados da 9ª edição do Solve For Tomorrow, e o quanto este programa estimula os estudantes a criarem soluções para problemas reais”.

Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. 

O Solve For Tomorrow Brasil já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professoras(es) e 6.049 escolas públicas. Em sua atual edição, o programa registrou um aumento de 65% de alunas(os) inscritas(os) em comparação ao ano anterior.

Ano após ano temos mais estudantes e professores engajados, o que representa também um aumento na quantidade de alunos inseridos no campo da ciência, em linha com o que estimulamos por meio da visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, complementa Anna Karina.

Cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 10 equipes finalistas receberão um notebook Samsung e cada estudante finalista um tablet Samsung.


Veja também