Solve For Tomorrow: conheça os projetos vencedores da 9ª edição

-

Solve For Tomorrow: conheça os projetos vencedores da 9ª edição

Projetos de estudantes e professores de escolas públicas do Ceará, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Bahia venceram nas categorias Nacional e o Júri Popular; saiba mais

Que tal dedicar sete minutinhos do seu dia para conhecer os projetos vencedores do Solve for Tomorrow, iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec no Brasil?

Vídeos curtos, de dois a três minutos cada, mostram as(os) próprias(os) estudantes – todas(os) da rede pública de ensino – contando mais sobre os seus projetos incríveis e inovadores que trazem soluções inteligentes para problemas reais de suas localidades, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

🥇 O primeiro colocado na categoria Vencedor Nacional foi um projeto de estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, localizada em Cascavel, no Ceará. A equipe criou um protótipo chamado ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à Arboviroses para combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

🥈 O projeto de elaboração de uma biopomada como alternativa no tratamento da Leishmaniose, desenvolvido por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, na cidade de Porto Velho (RO), conquistou o segundo lugar. 

🥉 Já em terceiro, ficou a equipe do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA), com um protótipo de Horta Magnética, que tinha como objetivo acelerar o crescimento de hortaliças de maneira saudável e sem agrotóxicos.

Anna Karina, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, se manifestou sobre a divulgação dos vencedores dessa  9ª edição do Solve:

Foto: acervo pessoal

Estamos muito felizes com os resultados obtidos na 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. A cada ano que passa, o programa aumenta a quantidade de participantes e eleva a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos. Isso mostra como as iniciativas em educação são fundamentais para alavancar a experiência desses jovens com o campo da ciência e da pesquisa”.

Anna Karina

Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, destacou que 2022 foi um ano de muito aprendizado:

Houve o retorno às aulas presenciais e muita coisa mudou, principalmente devido à pandemia de Covid-19. Esta edição se alinhou a essa realidade e olhou para os novos desafios – ou para desafios que não são tão novos, mas que se tornaram mais urgentes. O Solve for Tomorrow Brasil reforça o potencial de estudantes e docentes das escolas públicas de inovar, produzir ciência e ajudar a combater desigualdades”.

Beatriz Cortese


Menção honrosa e Júri Popular

Os projetos foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung e do Cenpec, além de especialistas de universidades e profissionais nas áreas de educação, ciências e tecnologia. 

A banca também atribuiu ao projeto Micro Estação de Tratamento em Coari (AM) a menção honrosa pelo reconhecimento da relevância da solução proposta frente ao contexto.

Na categoria Júri Popular – que é aberta para votação pública no site do programa –, os três projetos escolhidos foram os seguintes: 

🏅 Protótipo de Gerador Elétrico Eólico Vertical de Baixo Custo (GEEVACDA), desenvolvido pelos alunos da Escola de Educação Básica Dom Pastor de Chapecó (SC)

🏅 Novamente o protótipo de Horta Magnética dos alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro (MA);

🏅 E a equipe do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, em Araci (BA), que desenvolveu um projeto focado na Produção de luvas a partir do Bioplástico produzido através da Agave Sisalana.

É possível conferir todos os vídeos de projetos no site oficial do Solve for Tomorrow.

As(os) professoras(es), as(os) estudantes e as escolas envolvidas nos projetos vencedores receberam produtos da Samsung, como smart tvs, smartphones, notebooks, smartwatch, fones de ouvido e tablets. 

Veja abaixo como foi a cerimônia de premiação final:


Veja também