Saiba quais foram os projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio de escolas públicas vencedores e confira como foi o evento de premiação
Por Stephanie Kim Abe
Em Ocara (CE), a cerca de 100 km de Fortaleza, a extração da castanha de caju é a principal fonte de renda para grande parte da comunidade local. O processo, porém, traz riscos à saúde das(os) trabalhadoras(es): o descastanhamento é feito de forma manual e em posição desconfortável, ocasionando dores e calos nas mãos das(os) agricultoras(es). Além disso, muitas crianças e adolescentes participam dessa colheita para ajudar as famílias a complementar a renda familiar, e há bastante desperdício de caju ao longo desse processo.
Seria possível otimizar esse trabalho? Como solucionar esse problema da comunidade local? Haveria uma solução de baixo custo? Quem poderia desenvolvê-la?
Quem encontrou respostas para todas essas perguntas foram estudantes do 2º ano A de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, que fica no município. Orientados(as) pela professora Maria Hilma Muniz Bezerra, a equipe criou o Descastanhador Môsa, um mecanismo que permite realizar a extração da castanha em ambiente doméstico, de forma mais rentável, rápida e segura.
Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo:
Vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã
O projeto apresentado acima foi um dos vencedores da categoria Júri Popular do Prêmio Respostas para o Amanhã — iniciativa brasileira do Solve for Tomorrow, programa global da Samsung, com coordenação geral do Cenpec. Os projetos vencedores foram anunciados em evento realizado no último dia 18, transmitido ao vivo pelo YouTube da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã.
Outro projeto vencedor foi o de estudantes do 4º ano integrado da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo (SC). Com a orientação da professora Schana Andréia da Silva, eles(as) desenvolveram um bioplástico a partir da fibra extraída do caroço de manga e do amido, criando uma embalagem biodegradável e resistente — tanto que o protótipo construído se degrada 7 mil vezes mais rápido que o isopor!
No total, foram premiados seis dos 10 projetos finalistas, além de uma menção honrosa. Em 1º lugar, ficou o projeto TESLA – Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de biogás, de estudantes do 2º ano B da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP), com orientação das professoras Barbara Daniela Guedes Rodrigues e Isabel Cristina Santana Kakuda.
Em 2º lugar, o projeto de alunos(as) do 2º ano de Técnico Integrado em Química do IFCE Campus Crateús, em Cratéus (CE). A equipe elaborou um sistema de purificação de água baseado nos processos naturais do ciclo hidrológico e no uso de energia solar.
E, em 3º, o projeto que desenvolveu o óleo do coco catolé de forma artesanal, para ser usado como inseticida contra o caruncho, praga que perfura e destrói grãos. O projeto foi feito por alunos(as) do 1º ano da Escola Dario Gomes de Lima, em Flores (PE).
Os(as) estudantes vencedores(as) receberam smartphones Samsung (1º lugar), tablets Samsung (2º lugar) e smartwatch Samsung (3º lugar). Cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais recebeu uma smart TV Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital.
As(Os) professoras(es) orientadoras(es) dos 20 projetos semifinalistas receberam um notebook Samsung.
A cerimônia de premiação foi apresentada pelo professor João Luiz Pedrosa e contou com reportagem especial de Nath Monteiro, participação da influenciadora e embaixadora da Samsung Juju Franco, além de experiências realizadas ao vivo pelo grupo Ciência em Show.
O Solve for Tomorrow busca estimular estudantes e docentes da rede pública de todo o país a desenvolverem projetos inovadores para solucionar problemas e desafios da sociedade local, a partir da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Na abertura do evento, Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, destacou a qualidade dos projetos selecionados e o papel transformador da educação:
Foto: reprodução
Nesta oitava edição do programa no Brasil, nós nos deparamos com os mais diversos projetos. Em muitos casos, esses projetos foram desenvolvidos em regiões de difícil acesso ou com pouca infraestrutura. Ainda assim, estudantes e docentes uniram o conhecimento à curiosidade pelo novo e à vontade de mudar o mundo.”
Isabel Costa
Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, chamou atenção para o fato de que o Solve for Tomorrow aponta caminhos para enfrentar o problema da evasão escolar, ao promover a vinculação do conhecimento com a realidade:
Foto: reprodução
O Respostas para o Amanhã tem sido muito importante ao dialogar com os principais desafios do ensino médio, que envolvem a motivação e o interesse dos alunos pelas atividades escolares. Ao desafiar jovens a pensar em uma solução para um problema da comunidade, o Prêmio tem esse potencial. O Cenpec tem como missão o enfrentamento das desigualdades educacionais. E esta iniciativa nos ajuda nessa missão, pois alcança territórios bastante vulneráveis, em áreas urbanas e rurais. As alunas e os alunos desses locais participam e são muito bem-sucedidos em seus projetos.”
Anna Helena Altenfelder
Foto: reprodução
Fábio Eon, coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, instituição parceira do Prêmio, reforçou a importância de valorizar a ciência desde cedo:
Investir em ciência é investir no futuro do nosso país. É por isso que isso precisa ser feito desde cedo, já na escola”.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.