Infográfico de Prototipagem: conteúdo gratuito para conhecer esse universo

-

Infográfico de Prototipagem: conteúdo gratuito para conhecer esse universo

Conheça a novidade disponível no site do Prêmio Respostas para o Amanhã e voltada a estudantes do Ensino Médio

Prototipagem é tirar as ideias e explorações de dentro da cabeça e colocá-las no mundo.”

É com essa definição simples e direta que qualquer estudante do ensino médio pode começar a aprender mais sobre esse universo por meio do Infográfico de Prototipagem.  Um protótipo pode ser desde um objeto simples, como uma parede de post-its, até algo mas elaborado, como a versão piloto de um aplicativo.

Quem está por trás do material entende do assunto: a equipe do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow. O programa global da Samsung que desafia estudantes e educadores(as) da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Acesse o infográfico

O acesso ao material é gratuito e aberto, sem necessidade de cadastro no site ou na premiação, como explica Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora do Prêmio pelo Cenpec:

Foto: arquivo pessoal

Este infográfico inaugura a temática sobre prototipagem na plataforma, com acesso público para todos(as) os(as) interessados(as). Antes, esse conteúdo era trabalhado apenas durante a mentoria para as equipes semifinalistas e finalistas.”

Ana Cecília Chaves Arruda

Além de apresentar o conceito, o infográfico traz um glossário de palavras-chave, para ninguém ficar perdido quando ouvir falar “mock-up”, “design thinking” ou “IoT”.

Há também um banco de ferramentas de programação, design, comunicação, audiovisual, fabricação digital e eletrônica, e uma lista de referências inspiradoras – que vão de ferramentas a tutoriais. Por fim, é possível acessar o banco de práticas educativas de docentes finalistas em edições anteriores do Prêmio.

No vídeo abaixo, o músico, artista visual e educador Fabrício Masutti, que fez a curadoria de ferramentas e referências reunidas no infográfico, convida professores(as) e estudantes a explorar o material:


Veja também