Copa do Mundo 2022: teste seus conhecimentos e acesse materiais educativos sobre futebol CENPEC

-

Copa do Mundo 2022: teste seus conhecimentos e acesse materiais educativos sobre futebol

A Copa do Mundo pode ser um gancho para falar sobre esporte, desenvolvimento integral, diversidade, cooperação e diferentes culturas na escola; saiba como

Por Stephanie Kim Abe

A Copa do Mundo começa neste domingo (dia 20) e o país todo já começa a entrar em clima de festa e a se organizar para não perder nenhum jogo do Brasil. A mobilização nacional não é nenhuma novidade, já que o futebol é o esporte nacional e somos a única nação a ter erguido a taça da Copa cinco vezes. 

La’eeb, mascote da Copa 2022

Mesmo para quem não é fã de futebol, é difícil não se deixar levar pelo clima e torcer – nem que seja um pouquinho – para a nossa seleção. E, para ajudá-las(os) a conhecer mais sobre o maior evento de futebol do mundo e brincar com as crianças, o Portal Cenpec preparou um quiz com 5 perguntas sobre a Copa do Mundo


Quiz da Copa: teste seus conhecimentos!


Do evento mundial à partida na quadra na escola

Brincadeiras à parte, a Copa do Mundo pode ser um pretexto para conversar com a comunidade escolar sobre diferentes assuntos. 

A começar, por exemplo, sobre a importância do esporte para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, e os diversos benefícios e habilidades que podem ser desenvolvidas quando o praticamos. 

Como explica Mônica Zagallo, ex-coordenadora da área de Disseminação da Fundação Gol de Letra:

O esporte ensina valores como respeito às regras, cooperação, solidariedade ou disciplina e desenvolve habilidades como autonomia, autoconfiança, persistência ou autoestima – tudo transferível para outras áreas da vida,  seja no futuro ambiente de trabalho, seja no campo das relações humanas.”

Mônica Zagallo

Em artigo para o Cenpec, Ana Moser, ex-atleta olímpica e uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro, diferencia um jogo em uma competição profissional, como uma partida de campeonato brasileiro de futebol, com uma pelada entre amigos no fim de semana ou na quadra da escola:

Foto: Instituto Esporte e Educação (IEE)

As diferentes manifestações esportivas apresentam diferentes objetivos e impactos esperados. A competição de elite objetiva resultado e a mais alta performance possível. O esporte como lazer e condicionamento físico tem como impacto saúde, convivência e qualidade de vida – e a atividade esportiva para crianças e jovens, na escola ou a partir da escola, tem o desafio de atender a todos, garantindo o direito previsto na legislação brasileira.”

Ana Moser

É justamente essa visão do esporte educativo, de lazer, que deve sempre estar no horizonte das escolas – e que serve como uma importante ferramenta para se desenvolver a educação integral. 

Fábio D’Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação (IEE), explica como ocorre essa relação íntima: 

Foto: Instituto Esporte e Educação (IEE)

Nos diferentes espaços onde atua, o esporte é um caminho para a educação integral, pois ele é um mobilizador de aprendizagens em todas as dimensões. O esporte educacional leva crianças e jovens a se desenvolverem não só numa dimensão do fazer, mas também (e principalmente) do saber, do ser e do conviver. Então, se pensar a partir do jogo e da brincadeira, o esporte é um recurso pedagógico muito potente para fortalecer o desenvolvimento da educação integral nas dimensões física, emocional, cognitiva, social, moral e cultural.”

Fábio D’Angelo


Discutindo futebol e suas possibilidades

Uma das discussões mais importantes acerca do futebol é a de que este esporte é para homens, não acolhe diferentes indivíduos e é pouco inclusivo. A regulamentação desse esporte para mulheres no Brasil só aconteceu em 1983. O próprio país sede desta edição, o Catar, tem recebido diversas críticas, tanto de seleções participantes quanto da imprensa mundo afora, por ser um país que não respeita os direitos humanos, entre outras polêmicas – relacionamentos homoafetivos, ou seja, entre pessoas do mesmo sexo, são considerados ilegais, por exemplo. 

Felizmente, é cada vez maior o número de iniciativas, experiências, discussões e materiais que provocam um olhar e uma abertura maior desse meio para diferentes pessoas, contextos e abordagens. Trazer esses questionamentos para dentro da sala de aula é não só recomendável, como necessário para que possamos quebrar barreiras e fazer do futebol um esporte inclusivo e acolhedor

Abaixo, indicamos três materiais e uma ação educativa que podem fomentar diferentes pontos de vista sobre essa temática entre as(os) profissionais de educação e com as turmas da escola. Confira abaixo!

Podcast Futebóis

Produzido pelo Museu do Futebol, que fica em São Paulo (SP), este podcast joga luz a diferentes formas de jogar futebol e suas expressões, trazendo à tona campeonatos e iniciativas que vão além das grandes ligas e competições que aparecem na mídia.

Diversidade em Campo, Modernismo e Futebol e futebol de amputados são os temas dos três primeiros episódios, já disponíveis em plataformas de streaming. Com uma temporada, o podcast terá ao todo cinco episódios até o final do ano. 

✏️ Clique aqui para ouvir


Oficina “Balé para meninas e futebol para meninos?”

Que tal debater papéis atribuídos aos meninos e às meninas na sociedade, como o de que futebol é para meninos, e boneca é brincadeira de menina?

É com esse objetivo que essa oficina se estrutura, buscando reconhecer, questionar e desnaturalizar os estereótipos de comportamentos específicos atribuídos a cada gênero. Será mesmo que toda menina sonha em ser uma bailarina? E se ela quiser ser astronauta, ou jogadora de futebol – não pode?

✏️ Acesse a oficina aqui


Guia Futebol e Cultura: práticas de futebol colaborativo e solidário

Você sabia que o futebol de rua também é uma metodologia? Como tal, surgiu em Moreno, na Argentina, como uma maneira de alcançar as(os) jovens e unir dois grupos em conflito na cidade. Daí, por exemplo, a necessidade de diálogo, já que no Fútbol Callejero as regras são acordadas entre os dois times, e todas as pessoas podem participar e jogam juntas. 

A experiência do Futebol de Rua é uma das oito descritas neste guia, criado com a intenção de compartilhar experiências de futebol como ferramenta para processos de desconstrução e de diálogo com as questões de gênero, realizadas no Brasil e na América Latina. A publicação faz parte do Projeto Interpaz da ONG Ação Educativa.

✏️ Acesse o guia aqui


Interações educativas on-line do Museu do Futebol

A transposição das visitas educativas presenciais para o ambiente virtual aconteceu devido à pandemia. Mas a iniciativa se mantém até hoje pelo Museu do Futebol. Isso permite que turmas de todas as regiões brasileiras possam interagir com educadoras(es) da instituição e aprender sobre diferentes disciplinas (Geografia, História, Artes, Língua Portuguesa) a partir do universo futebolístico

As(os) profissionais interessadas(os) em realizar essa experiência com suas(seus) estudantes devem fazer um cadastro on-line e aguardar o contato do Museu para realizar o agendamento. As interações são gratuitas e acontecem com um máximo de 25 participantes por grupo.

✏️ Clique aqui para saber mais


Veja também