Tóquio 2020: como trabalhar os Jogos Olímpicos na escola?
A Olimpíada, que começa hoje e segue até o dia 5 de setembro, é prato cheio para trabalhar conteúdos de diversas disciplinas em sala de aula; confira dicas
Por Stephanie Kim Abe
Depois de um ano de muita expectativa, adiada devido à pandemia de Covid-19, a Olimpíada de Tóquio finalmente começou. Embora a cerimônia de abertura tenha ocorrido hoje pela manhã, desde quarta-feira (dia 21) jogos de algumas modalidades já estão acontecendo. As seleções masculina e feminina de futebol já venceram as suas primeiras partidas, por exemplo.
Chamada das Olimpíadas 2020-2021
Aos 13 anos, Rayssa Leal é a mais jovem atleta brasileira a competir nas Olimpíadas. Foto: reprodução
O evento mundial, que acontece até o dia 5 de setembro, atrai até mesmo quem não é muito ligado(a) em esportes – afinal, a Olimpíada envolve mais de 200 países participantes, competindo em mais de 30 esportes. Karatê, skate, surfe e escalada são algumas das modalidades novas da edição deste ano. Em alguns deles, o Brasil tem fortes representantes – caso das jovens Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni no skate feminino, e Gabriel Medina, no surfe masculino.
Com tantas opções de esportes e atletas realizando grandes feitos, é difícil não se deixar envolver pelo espírito olímpico. Nem deveríamos lutar contra. Além de dar pano pra manga para incentivar crianças e adultos a praticar esportes, as Olimpíadas trazem consigo valores como respeito, solidariedade, disciplina e cooperação. Por isso explorar o tema em aula é tão potente e envolvente.
Tóquio 2020 nas suas aulas. Foto: reprodução
Para quem não sabe bem como fazer isso, o site Tóquio 2020 nas suas aulas pode ser um bom recurso a ser explorado. Lançado pelo Impulsiona e o Ministério da Educação (MEC), o site reúne mais de 100 conteúdos, entre cursos, planos de aulas e notícias para docentes que queiram trabalhar a temática com suas turmas.
Você encontra informações sobre a história e a simbologia em torno do evento, como a tocha, os aros e a trégua olímpica. Há também atividades para trabalhar valores olímpicos na escola, consumo consciente, doping e questões de gênero (“esporte não é coisa de menina?”). Há ainda informações sobre as diversas modalidades – salto com vara e salto triplo, karatê, basquete, natação, esgrima e muitos outros – e como trabalhar na escola. Tudo gratuito, basta se cadastrar para baixar os materiais.
Os materiais de apoio seguem as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possuem indicações de para qual segmento de ensino eles são direcionados (Ensino Fundamental e Médio), além de poderem ser utilizadas tanto no ensino remoto como presencial.
No conteúdo sobre skate, por exemplo, são trabalhados os principais fundamentos do esporte, o seu histórico e dicas de novas maneiras para praticá-lo na escola.
O projeto propõe também um desafio escolar para educadores(as) que quiserem participar, que coloca os(as) estudantes a conhecer a evolução da tocha olímpica, confeccionar a sua própria (de forma sustentável) e concorrer a prêmios pelo trabalho mais criativo.
A expectativa do Ministério da Educação e do Impulsiona é de que 30 mil professores utilizem os materiais.
Tem esporte no Cenpec!
Para quem quiser explorar mais conteúdos relacionados ao esporte e aos valores da Olimpíada, o Portal Cenpec traz reportagens, oficinas e matérias que abordam a temática. Confira a seleção:
Neste artigo, publicado originalmente em 2016 no site Educação&Participação (Cenpec), a jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser fala dos benefícios do esporte e por que integrá-lo às práticas educativas.
Em ano olímpico, saiba como o esporte – e a educação física – podem se aliar a outras disciplinas em propostas curriculares em favor do desenvolvimento integral de crianças e jovens.
Com o objetivo de abordar as origens das modalidades esportivas como produtos culturais de determinado tempo, essa oficina explora conhecimentos sobre a história das Olimpíadas e do atletismo.
Esta oficina apresenta o projeto de educomunicação e esportes desenvolvido em São Miguel Paulista, extremo leste da capital paulista. A iniciativa explora gostos, hábitos e conhecimentos de jovens sobre atividades esportivas. O objetivo é envolver os participantes em práticas sociais de leitura, escrita e oralidade.
Essa oficina fomenta o respeito a outras nacionalidades, etnias e culturas que contribuem na formação do povo brasileiro, assim como o diálogo e a valorização da diversidade e da pluralidade. Para isso, aborda as contribuições dos diferentes povos que compõem nosso caldeirão cultural, por meio da língua, culinária, das manifestações artísticas e também dos esportes.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.