Atletismo, o esporte mais antigo

-

Atletismo, o esporte mais antigo

Autoria: Educação&Participação
O que é?

Pesquisa e prática da modalidade esportiva mais antiga de que se tem registro

Material
  • Revistas e jornais com fotos de corredores em Olimpíadas
  • Data show.
  • Computador com acesso à internet.
  • Rolo de papel alumínio ou PVC vazio.
  • Giz.
  • Fita métrica.
Finalidade

Perceber que o esporte teve origem nas atividades corporais cotidianas do ser humano, em busca de sobrevivência, e que as modalidades esportivas são produtos culturais criados para atender necessidades de uma determinada sociedade, de determinado tempo.

Expectativa

Conhecer a história das Olimpíadas; identificar as modalidades do atletismo; avaliar respeitosamente o desempenho de outras equipes.

Público-alvo

Crianças e adolescentes

Espaço

Quadra

Duração

1 encontro de cerca de 90 min.

Início de conversa

Estádio na cidade de Olímpia, Grécia

O atletismo é o esporte mais antigo, tendo sido praticado desde o início dos Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Mesmo com o domínio romano sobre a Grécia, em 146 a.C., os Jogos tiveram continuidade até 394 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.

No século XIX, por iniciaiva do Barão Pierre de Couberin, foram retomados com o nome de Jogos Olímpicos da Modernidade, tendo sido o primeiro deles realizado em Atenas, em homenagem às suas origens.

Primeira corrida de São Silvestre, 1925

Desde a Antiguidade, o atletismo constitui um conjunto de atividades como a corrida, os saltos e os arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados, nos quais existem as demarcações específicas e os equipamentos para cada prova. Todavia, algumas competições são realizadas em vias públicas, como a corrida internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo, na passagem de ano.

As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que, em 490 a. C., correu do campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.195 m.

Na prática

Sugestão de encaminhamento

Esta oficina tem como objetivo apresentar um pouco da história do atletismo, suas modalidades e propor a prática de uma delas: a corrida de revezamento. Para isso

Traga para a sala revistas ou jornais com notícias de eventos de atletismo, de preferência com atletas conhecidos e brasileiros, correndo em Olimpíadas famosas. Espalhe as gravuras pelas paredes ou pendure em varais, de forma que, conforme forem chegando, as crianças e os adolescentes percorram o espaço para vê-las, identificar os atletas e ler as notícias. Depois de algum tempo, chame-os à roda.

Comece a conversa, perguntando o que sabem sobre atletismo, que modalidades conhecem, se algum deles ou algum conhecido pratica alguma dessas modalidades, qual, onde e quando teve início. Já acompanharam algumas provas nas Olimpíadas? E as corridas de São Silvestre, que ocorre todo primeiro dia do ano, nas ruas da cidade de São Paulo, já viram? Peça que contem as experiências vividas e também digam o nome de atletas famosos e de algumas competições de atletismo que acompanharam, nas Olimpíadas.

Como o tema da oficina será atletismo, proponha que assistam à animação abaixo, “Pateta, o campeão olímpico”, que dá uma panorâmica divertida e bem humorada sobre as modalidades desse esporte.

Antes da projeção, oriente-os a para prestar atenção nas seguintes informações dadas pelo filme, colocando-as num cartaz:

  • Em qual país surgiu o atletismo e como surgiu?
  • Que modalidades foram apresentadas na animação?
  • Há semelhanças entre o que é mostrado no vídeo com o atletismo que se pratica hoje?

Após a projeção, forme grupos de 4 ou 5 para discutirem essas questões, por aproximadamente 20 min., e abra para a socialização.

É interessante chamar a atenção deles para o fato de o atletismo ser o esporte que esteve presente desde a primeira Olimpíada. Que hipóteses eles teriam para explicar isso?

Comente que a história do atletismo começa com o homem das cavernas, de forma natural, pois ele realizava uma série de movimentos para caçar e se proteger. Dessa forma, ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo.

Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por essa razão, o atletismo é considerado o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário à prática de outras modalidades esportivas. Pergunte qual das modalidades acham mais interessante e por quê.

E se?
Se ninguém se referir à corrida de revezamento, em equipe, chamae a atenção para a essa modalidade pela importância da cooperação entre os atletas.

Na sequência, proponha que pratiquem essa modalidade do atletismo, com adaptações, é claro.

Explique que as provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, que já fica a postos, esperando na pista. Quando o colega de equipe chega, quem vai pegar o bastão começa a correr, de forma que esse bastão seja passado de um para o outro, correndo.

Há jeitos diferentes de passar o bastão.  O mais familiar é o primeiro corredor sair com o bastão na mão direita e passar para a mão esquerda do segundo que começa a correr na sua frente. O segundo carrega o bastão na mão esquerda e passa para a mão direita do terceiro corredor, que o está esperando e começa correr; o terceiro pega o bastão com a mão direita e passa para a mão esquerda do quarto corredor, que corre até o final, com ele nessa mão. Mostre, como exemplo, a corrida em que o Brasil ganhou a medalha de prata, em Sidney, Austrália, no ano de 2000:

Oriente-os a observar a posição de saída dos atletas (por que cada um sai de uma distância diferente?) e como é feita a troca de bastões. Explique que eles saem de pontos diferentes, por conta do comprimento das raias, que tem formato oval, de forma que façam o percurso, na mesma metragem. No caso, os bastões ora são passados para a mão direta, ora para a esquerda.

E a corrida da turma, como será? Ela será feita pelas equipes, uma a uma, no entorno da quadra da instituição, saindo sempre do mesmo ponto. Devem combinar, anteriormente, os locais onde serão feitas as trocas de bastão, que deverão ser marcados, com giz, no chão.  

O ideal é fazer a troca na metade da extensão do comprimento da quadra, nos seus dois lados. A corrida será feita por uma equipe de cada vez. Para dar uma ideia clara, mostre o vídeo gravado em uma escola pública do interior do estado de São Paulo:

Em seguida, inicie a corrida, ajudando nas primeiras tentativas de cada equipe, até que se apropriem das regras e se familiarizem com o espaço. Cada equipe pode correr por aproximadamente 15 minutos, revezando-se na quadra. Oriente para que uma acompanhe a outra, observando seus pontos fortes e frágeis para serem aprimorados.

E se?
Se o bastão cair, oriente que o corredor deve pegá-lo e continuar a corrida.

Hora de avaliar

Após a corrida, sentadas em círculo, as equipes trocarão suas impressões a respeito de seu próprio desempenho e do desempenho das outras equipes, sempre de maneira respeitosa e civilizada.

Primeiro, pergunte como foi correr em conjunto:

  • O que facilitou e o que dificultou a fluência da corrida?
  • Como lidaram com eventuais descompassos ocorridos na passagem dos bastões?
  • Foi possível digerir os próprios erros e os erros dos colegas de equipe?

Depois, abra para que avaliem também o desempenho da outra equipe, assinalando o que foi muito bom e em que podem melhorar.

Para ampliar

O que mais pode ser feito?

Os participantes poderão organizar uma corrida de revezamento envolvendo outras turmas. Para isso, será interessante pedir a ajuda de um professor de Educação Física. Outra atividade a ser realizada é uma tarde de projeção de filmes selecionados sobre atletismo, se possível com a presença de algum praticante da modalidade, para debater com a turma.

Principais modalidades do atletismo:

Resultado de imagem para corrida de pista wikipedia
Corrida de 1.500 m

Corrida de pista
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.
>> Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100, 200 e 400 m rasos,
>> Corridas de meio fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 e 1.500 m.
>> Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 e 10.000 m.
>> Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.


Corrida de 3.000 m com obstáculos

Corridas com obstáculos
São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 (feminino), 110 (masculino), 400 (masculino e feminino) e 3.000 m (feminino e masculino).

Revezamento
As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

Caterine Ibargüen, atleta colombiana, em salto triplo

Saltos
>> Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
>> Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 m) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.

Fernanda Chagury, atetla alemão, em arremesso de dardo

Arremessos e lançamentos
Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.

Decatlo
Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 m), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400, 110 m com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 m. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.

Heptatlo
Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 e 800 m. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.

Referência

GOIÁS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: sequências didáticas: convite à ação. Educação Física. Goiânia: 2010.  (Currículo em Debate, caderno 7.3.)

Sites:

Sua pesquisa

Wikipedia

Special Olympics

Acessos em: 8 ago. 2019.
Fotos: Wikipédia