Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Conheça a data e acesse materiais que promovem a diversidade cultural
Por Stephanie Kim Abe
Desde 2002, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é comemorado no dia 21 de maio. A efeméride foi instituída pela Assembleia das Nações Unidas (ONU) e marca a aprovação pela Unesco da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural.
A data tem como objetivo chamar atenção para a importância do respeito e da preservação da diversidade cultural, considerada um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz no mundo.
Para entender a importância da diversidade cultural, é preciso primeiro entender o conceito de “cultura” em que se baseia o documento. Na Declaração, lemos que:
A cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as formas de viver em comunidade, os sistemas de valores, as tradições e as crenças.”
Unesco, 2002
Assim, a diversidade cultural está diretamente relacionada com à questão da identidade e é vista como patrimônio comum da humanidade e como questão de direitos humanos. Nesse sentido, o art. 5º diz que:
Qualquer pessoa deverá poder expressar-se, criar e difundir suas obras na língua que desejar e, em particular, na sua língua materna; qualquer pessoa tem direito a uma educação e uma formação de qualidade que respeite plenamente sua identidade cultural; qualquer pessoa deve poder participar na vida cultural que escolha e exercer as suas próprias práticas culturais, dentro dos limites que impõe o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.”
Unesco, 2002
Fomentar a diversidade linguística em todos os níveis de educação, estimular a difusão de conteúdos diversos nos meios de comunicação, promover a indústria criativa das múltiplas formas de cultura e elaborar estratégias de preservação e valorização do patrimônio cultural são algumas das medidas que podem ser tomadas por governos para garantir o respeito à diversidade cultural.
Promovendo a diversidade cultural no Brasil
Com o intuito de estimular a produção audiovisual brasileira voltada para a observação crítica da realidade brasileira, o Instituto Conhecimento Liberta lançou recentemente o projeto Brasil de Verdade, que irá distribuir bolsas de 50 mil reais para a produção de webdocumentários.
No vídeo de divulgação do projeto, o ator Wagner Moura estimula que pessoas de todas as localidades brasileiras se inscrevam. Ele enfatiza o intuito do projeto: abranger a diversidade geográfica e cultural brasileira e de garantir o pluralismo de visões na seleção das propostas enviadas. Confira o vídeo:
Não há restrições de idade ou classe social para se inscrever e participar do projeto, sendo que os(as) candidatos(as) serão avaliados de acordo com a relevância da temática, a profundidade técnica e informativa da proposta e a trajetória e participação dos(as) proponentes em equipes plurais. As inscrições ficam abertas até 13 de junho.
O papel da educação e da escola na valorização da diversidade
A escola também pode e deve exercer o seu papel nesse contexto, promovendo a inclusão e a participação de todos(as) cidadãos(as) em seus espaços e assegurando o pluralismo cultural em suas práticas pedagógicas, projeto político e currículos.
A seguir, selecionamos alguns materiais e reportagens que trazem o tema da diversidade cultural no contexto da Educação publicados no Portal Cenpec Educação, Confira:
Oficinas
Mitos e lendas no ensino de ciências Esta proposta transdisciplinar no currículo de ciências explora o diálogo com literatura, identidade e diversidade cultural.
Essa folia tem história(s)! Pesquisa das memórias que as famílias dos estudantes têm sobre o Carnaval e organização de um baile carnavalesco
Festejos juninos: quadrilha Oficina que articula a percepção dos elementos da festa junina com a montagem da quadrilha como manifestação de dança coletiva
Brincadeiras indígenas do Xingu Vivência de brincadeiras de crianças Kalapalo, que vivem no sul do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
Marujada: história e cultura viva Proposta para conhecer e valorizar manifestações da cultura local e tecer relações com conteúdo do currículo escolar.
Currículo, território e diversidade cultural Edição de 2017 da revista Cadernos CENPEC, destinada a pesquisadores e educadores, gestores e atores da sociedade civil organizada em favor da educação pública, que traz cinco diferentes artigos sobre esses temas
Travessias literárias pelas águas amazônicas Maria Regina Figueiredo Horta, uma das assessoras do Especial Literatura na escola, publicado originalmente na Plataforma do Letramento (2017), narra como sua visão sobre a região e seus habitantes mudou por meio de diferentes leituras e das viagens que fez ao local
Diversidade, religiosidade e reflexões em tempos de Covid-19 Neste artigo, publicado originalmente na Plataforma Educação&Participação em 2017, a antropóloga Regina Novaes reflete sobre as possíveis implicações da lei que possibilita o ensino religioso na escola.
Educação integral e equidade racial Publicado originalmente na plataforma Educação&Participação, o artigo traz as reflexões de Paola Prandini, fundadora da empresa social AfroeducAÇÃO, sobre o tema
Reportagens
As diversidades na Educação Contemplando a perspectiva de diferentes atores da comunidade escolar, entenda por que olhar as especificidades de cada grupo para garantir equidade e direito à educação
Navegar pela diversidade de nossa língua é preciso! Explore a variedade linguística neste mapa colaborativo com vídeos enviados por pessoas de diferentes regiões do Brasil e de outros países falantes de português
A educação pelo olhar guarani A partir dos debates desenvolvidos no II Seminário de Etnologia Guarani (USP), em setembro de 2019, essa matéria reflete sobre o diálogo entre os conhecimentos tradicionais dos povos ameríndios e a escola
Panton pia’: histórias ameríndias ao lado da história brasileira O saudoso pesquisador e professor de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Devair Fiorotti conta sobre o site Panton pia’, que tem o objetivo de apresentar e valorizar a identidade cultural e as artes verbais dos povos originários de Roraima.
Culturas ameríndias na escola Conheça os direitos e a história dos povos originários e como trabalhar suas culturas nos espaços educativos
Experiência étnico-racial e literatura A edição 23 da Revista Crioula (USP) tem como tema a experiência étnico-racial nas literaturas de língua portuguesa
Currículo escolar: outros olhares e caminhos Entrevista com Lilian L’Abbate Kelian e Rodrigo Travitzki sobre concepções de currículo escolar e como abarcar as diversidades da sociedade brasileira nessa construção
Itinerário para as juventudes – parte 1 Acesse os materiais formativos que integram o Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio: parte 1, fruto de três anos de parceria entre o Programa Jovens Urbanos, desenvolvido pelo Cenpec Educação e a Secretaria de Educação de Minas Gerais
Carnaval nas Américas Aproveite a excelente oportunidade para aprofundar o interesse de crianças, adolescentes e jovens por diferentes manifestações culturais
Diversidade em Ciência: imaginário e arte na educação No programa Diversidade em Ciência, veiculado em janeiro de 2020 pela rádio USP-FM, o professor, filósofo e escritor Rogério de Almeida discute o papel da ficção no percurso formativo educacional.
Rosana Paulino: a arte da representatividade étnico-racial A artista Rosana Paulino, primeira mulher negra a ter uma exposição exclusiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), fala sobre como a arte contemporânea brasileira pode contribuir para a educação para arte-educadores do projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais do Cenpec Educação.
Raízes em semente: corpo, ancestralidade e arte-educação Confira o encontro de formação do projeto Educação com Arte que contou com a presença da artista plástica Carolina Velasquez, que fala de brincadeira, corpo, ancestralidade e criação artística.
A Cor da Cultura Acesse os Caderno Modos de brincar, que traz artigos sobre valores fundamentais das culturas de matriz afro. Eles fazem parte do projeto educativo A Cor da Cultura de valorização da cultura afro-brasileira.
Raça, gênero, diversidade e inclusão no ensino médio Conheça as contribuições e discussões do Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no ensino médio, ocorrido em 2016 em Belo Horizonte (MG).
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