Da formação de professores à educação integral, CENPEC Educação participa de debates e eventos em todo o País
Respeitando a visão de ser reconhecido como referência na área da educação e de incidir nas políticas públicas educacionais, o CENPEC Educação participou de uma série de debates, reportagens e eventos ao longo do mês de outubro/2019. Confira.
Aproximação entre família e escola
Beatriz Cortese.
A apresentação do trabalho pedagógico da escola às famílias e a aproximação feita por gestão e por professores para que pais e mães se tornem mais próximos do processo de aprendizagem de seus filhos foram temas de duas reportagens do portal Gestão Escolar, que contaram com a participação de Beatriz Cortese, gerente de Tecnologias Educacionais em Construção do CENPEC Educação.
Na primeira reportagem, publicada no dia 10/10, Cortese falou sobre a importância de professores apresentarem as informações pedagógicas com clareza às famílias.
Na segunda, publicada hoje (29), a especialista explica que o primeiro passo para aproximar a família da escola deve partir desta última.
Pouquíssimas são as famílias que não se importam com a escola e que não ligam para os filhos. O que acontece com a maioria das famílias é que elas não sabem o que fazer com as demandas que chegam para elas das escolas.”
Realizado na última semana, entre 23 e 25/10, o I Seminário Internacional de Educação Não Formal ocorreu no auditório da Fundação Florestan Fernandes (FFF), em Diadema (SP), com a proposta de discutir a importância de diferentes atores na educação e trocar experiências entre países.
O evento foi uma realização do Instituto Matéria Rima em parceria com Circo Tapias Voadores, Faculdade de Diadema (FAD) e Casa da Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Diadema – e contou com apoio da Secretaria de Educação de Diadema, Itaú Social e CENPEC Educação, que foi representado pela assessora de Relações Institucionais, Nazira Arbache.
No mesmo dia 23, o CENPEC Educação também esteve representado na pessoa da conselheira Maria Alice Setubal na 8ª reunião do Conselho Consultivo da Universidade de São Paulo (USP), que teve como foco a discussão sobre a autonomia universitária.
Por que as escolas estaduais de São Paulo resistem à educação integral? Essa foi a pergunta que a jornalista Ana Luiza Basilio procurou responder no especial da Carta Capitallançado no Dia dos Professores (15/10).
A reportagem cita a recusa de escolas paulistas em aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI) para discutir os riscos de aumento das desigualdades ao apenas se ampliar a permanência do aluno na escola – e sem levar em consideração a formação integral dos estudantes nas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural, como propõe o conceito de educação integral.
Romualdo Portela de Oliveira
O material aborda também a necessidade de discutir a educação integral a partir da necessidade de maior financiamento.
“A existência de ofertas diferentes só é aceitável em uma política de transição que, a médio prazo, comportará todos os estudantes em um único modelo. Ainda assim, se a ideia é levar para o campo da equidade, que se comece a ofertar o ensino integral nas regiões mais vulneráveis, e não o contrário”, comenta Romualdo Portela de Oliveira, diretor de Pesquisa e Avaliação do CENPEC Educação, consultado pela reportagem.
A resistência de escolas paulistas ao ensino de tempo integral também foi tema de reportagem da Folha de S. Paulodo dia 28/10. Segundo levantamento do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), citado no texto, nada menos que 77 colégios rejeitaram a ampliação de jornada.
Uma das fontes entrevistadas, Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, diz que a implementação da política de tempo integral deve ser pensada de forma a evitar o aumento da desigualdade, dando prioridade, por exemplo, a áreas mais vulneráveis.
Também no dia 28, o jornal O Estado de S. Paulo noticiou os finalistas da 4ª edição do Prêmio Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro.
A reportagem deu destaque à presença de José Alves, editor de Comunicação do CENPEC Educação, que participou da comissão de avaliadores da categoria Organizações Sociais Civis.
O tema contou com a participação da diretora-executiva do CENPEC Educação, Mônica Gardelli Franco; da pesquisadora da ANPEd, Graça Reis; e de Maria Alice Carraturi, consultora de educação.
Mônica Gardelli Franco também foi entrevistada pelo redeGIFE sobre a necessidade de valorização e reconhecimento social da profissão de professor. Além disso, a entrevista abordou temas como financiamento da educação e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O lugar do professor é sempre um lugar de tensionamentos, pois ele é o profissional que se coloca diante dos alunos com a missão de garantir suas aprendizagens. Essa já é, por si só, uma tarefa bastante complexa, mas que se torna ainda mais desafiante com a desvalorização profissional que tem marcado essa atividade no Brasil.”
O CENPEC Educação foi citado na versão preliminar da Base Nacional Comum de Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Professores) apresentada em dezembro/2018 e retirada para análise do CNE em fevereiro deste ano.
Fotos: Acervo CENPEC Educação, exceto se houver outro crédito explicitado.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.