Olimpíada de Língua Portuguesa e Programa Escrevendo o Futuro

-

Olimpíada de Língua Portuguesa e Programa Escrevendo o Futuro

Imprimir

Parceiros investidores

Itaú Social e Ministério da Educação.

Abrangência

Nacional.

Parcerias

Canal Futura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Dirigentes de Educação (Consed) e Fundação Roberto Marinho.

Público

Professores e estudantes de língua portuguesa da rede pública de ensino.

Produtos

Com o objetivo de apoiar os processos formativos dos professores, a Olimpíada de Língua Portuguesa e o Programa Escrevendo o Futuro contam com um portal, ações a distância, revista Na Ponta do Lápis e coleção Cadernos do Professor.

Olimpíada de Língua Portuguesa e o Programa Escrevendo o Futuro desenvolvem ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para o ensino da língua portuguesa, utilizando metodologia que considera os gêneros textuais.

O caráter é bienal. Em um ano, é realizada a Olimpíada de Língua Portuguesa: um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Em 2021, ocorre a 7ª edição, com o tema “O lugar onde vivo”, com novo foco e formato.

Além disso, o Programa Escrevendo o Futuro oferece cursos de formação a distância, além de promover estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Os projetos contam ainda com a Rede de Ancoragem. Composta por representantes das instituições parceiras e universidades, a Rede é responsável por diversas etapas do concurso e também articula os encontros de formação nos diferentes estados e no Distrito Federal.