A inovação escolar está no mapa!

-

A inovação escolar está no mapa!

Navegue pelo Mapa de Experiências Inovadoras, do Desafio Inova Escola, para conhecer experiências de inovação educacional desenvolvidas em diversos estados brasileiros

Por Tamara Castro

Que tal conhecer experiências de inovação educacional desenvolvidas nos diversos estados brasileiros que podem inspirar suas práticas pedagógicas? Para isso, navegue pelo Mapa de Experiências Inovadoras, do Desafio Inova Escola, projeto com coordenação técnica do CENPEC Educação.

Divulgar experiências inovadoras em escolas dos diversos estados brasileiros a fim de promover novas práticas pedagógicas: com esse objetivo, o Prêmio Desafio Inova Escola (Fundação Telefônica Vivo/CENPEC Educação) reuniu experiências reconhecidas em sua 1ª edição (2019) e outras identificadas no Movimento de Inovação na Educação (MIE) em um infográfico interativo.

Em formato de mapa do Brasil, o infográfico possibilita a pesquisa por filtros: tipo da iniciativa (projeto inovador ou escola inovadora), etapa e modalidade de ensino, dependência administrativa e região e estado.

O critério empregado para selecionar as experiências que entrariam no infográfico interativo foi o fato de serem realizadas por escolas.

Imagem da Página principal do infográfico interativo "Mapa de Experiências Inovadoras".
Página principal do infográfico interativo “Mapa de Experiências Inovadoras”

Segundo Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora do Prêmio Desafio Inova Escola pelo CENPEC Educação, destacar bons exemplos de inovação educacional tem grande significado no atual contexto:

Imagem de Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora de projetos do CENPEC Educação.
Foto: Arquivo pessoal.

Especialmente neste momento de pandemia da Covid-19, em que há escolas fechadas e que em outras o ensino acontece remotamente, toda a comunidade escolar precisa se reinventar com diferentes estratégias a fim de garantir a aprendizagem de todos(as) os(as) estudantes. Apesar das muitas dificuldades, os(as) professores(as) estão criando novas possibilidades para chegar a seus alunos(as), com uso das tecnologias disponíveis e as possibilidades de acesso das famílias

Ana Cecília Chaves Arruda, coordenadora de projetos do CENPEC Educação

Para Aline Tiemi Colombo Yokoyama, técnica do projeto pelo CENPEC Educação:

Imagem de Aline Tiemi Colombo Yokoyama, técnica de projetos do CENPEC Educação.
Foto: Arquivo pessoal.

O Desafio Inova Escola entende a inovação educativa como um caminho para novas respostas aos desafios da qualidade e equidade na educação. O seu ponto de partida é responder a um desafio real, que é vivenciado pelos(as) próprios(as) educadores(as) e/ou pela comunidade escolar e que ocorre nas seguintes dimensões do fazer educativo: tempos, espaços, práticas, currículo e/ou relações. Além disso, demanda que haja intencionalidade, isto é, que faça sentido no contexto da escola, e construção colaborativa, de modo que a mudança encontre sustentação para acontecer e perdurar. Nesse sentido, as iniciativas incluídas no infográfico foram avaliadas segundo estes critérios e convergem a esse conceito.

Aline Tiemi Colombo Yokoyama, técnica de projetos do CENPEC Educação

Saiba mais e navegue pelo mapa


Veja também