Desafio Inova Escola: formação inovadora no ar!

-

Desafio Inova Escola: formação inovadora no ar!

Formação do Desafio Inova Escola oferece publicações e vídeos que tratam de inovação educacional

O que é inovar em educação? Por que e como implementar ações e planos de inovação na escola? Quais são as experiências de destaque nesse sentido? Se perguntas como essas povoam suas reflexões e práticas educativas, conheça a nova seção Formação do Desafio Inova Escola.

Experiências escolares inovadoras, pensamento computacional em sala de aula, reflexões sobre desenvolvimento sustentável são alguns dos temas abordados nos materiais da seção. De acesso livre e gratuito, as publicações e os vídeos que compõem o acervo formativo do site foram desenvolvidos pela Fundação Telefônica Vivo, em parceria com instituições educativas de diversas regiões do Brasil e do mundo. O acervo é atualizado periodicamente por especialistas em educação.

Acesse a Formação do Desafio Inova Escola.


Ilustração do projeto. Reprodução
Imagem: Reprodução.

Inovar é o Desafio
Lançado em 2019 em comemoração aos 20 anos da Fundação Telefônica Vivo (FTV), o Desafio Inova Escola (FTV/CENPEC Educação) tem como objetivo desenvolver a cultura de inovação educativa nas escolas brasileiras.  Para isso, desenvolveu uma Trilha Formativa para orientar a construção de Planos de Inovação escolares.

No ano passado, as Trilhas Formativas tiveram a participação de mais de 4.400 educadores. Ao todo, as equipes participantes enviaram 1.250 Planos de Inovação, dos quais foram eleitos, por voto popular, 5 vencedores nacionais, um de cada região brasileira. Em 2020, as equipes vencedoras recebem apoio técnico e financeiro para implementar seus Planos de Inovação. Ao longo do ano, o projeto vai noticiar como estão sendo desenvolvidos os trabalhos das equipes.

Para acompanhar as novidades, acesse o site e cadastre-se no Desafio!


Projetos inovadores. Foto: acervo  
Fundação Telefônica Vivo
Projetos inovadores. Foto: Fundação Telefônica Vivo

Inovação educativa
“Inovação Educativa é usar a conexão para promover a multiplicação de experiências educativas e a disseminação exponencial do conhecimento. É estimular a troca e quebrar as hierarquias no ensinar e aprender. É encontrar na tecnologia atalhos muito mais interessantes para acelerar o aprendizado, trazendo mais rápido.”

Com esse conceito, a FTV visa promover novas possibilidades na educação e transformá-las em oportunidade para mais pessoas. Confira mais materiais sobre o tema no site da Fundação.


Educar em rede: colaboração e troca de experiências integram a cultura de inovação

Coleção EducaRede. Ilustração: reprodução
Coleção EducaRede. Ilustração: reprodução

O Programa EducaRede é uma iniciativa desenvolvida em todos os países em que a Fundação Telefônica opera, com o objetivo de promover melhorias na qualidade da educação por meio do uso da internet no ensino-aprendizagem.

No Brasil, o programa foi realizado entre 2002 e 2011, numa parceria da Fundação Telefônica com o CENPEC Educação. As experiências foram registradas na Coleção EducaRede, composta por cinco publicações: Inclusão digital na escola; Ensinar com internet; Sala de informática; Letras e teclados;  Comunidades virtuais


Veja também

Inovação para as escolas brasileiras

Elaboração e implementação de planos de inovação

Inovar é o desafio: destaques regionais