Websérie ProfessoreZ: nova geração de educadoras(es) e novos olhares sobre a docência
Com quatro episódios de seis minutos cada, a websérie traz depoimentos de novas(os) educadoras(es) sobre a escolha de carreira, práticas inovadoras e causas que levam para sala de aula
Por Stephanie Kim Abe
Kaique Roque tem 24 anos e sabe que professoras e professores transformam vidas – afinal, foi por causa de uma professora da 3a série que ele resolveu seguir a carreira docente. Hoje ele é professor de Biologia do ensino médio e estudante de Pedagogia.
Kaique faz parte de um percentual ainda pequeno de jovens professoras(es) da educação básica. Dentre os quase 2,2 milhões de docentes que trabalham nesse nível, menos de 20% delas(es) têm até 30 anos de idade. Mas essa geração Z de educadoras(es) traz novas ideias, práticas pedagógicas e olhares para a sala de aula.
São essas experiências que aparecem na websérie ProfessoreZ, produzida pela Nova Escola.
Disponível no YouTube, a websérie é composta por quatro episódios de seis minutos e traz, em cada um deles, diferentes professoras(es) e especialistas para falar sobre essas novas perspectivas.
A geração Z é composta por quem nasceu na primeira década do século XXI. Foi a primeira que nasceu num ambiente completamente digital e quem faz parte desse grupo é entendido como “nativo digital”. São aqueles que nasceram entre o fim da década de 1990 e 2010, de acordo com o Brasil Escola.
É o caso de Rebeca Café, professora da educação infantil e pedagoga, que acredita que, tanto a nova geração como todas(os) as(os) professoras(es) em exercício, devem “causar” na educação:
Foto: reprodução do vídeo
“Você tem que chegar em uma aula para causar. Você tem que colocar aquela pulguinha atrás da orelha do aluno para ele pensar: ‘por que que é assim?’“.
Rebeca Café
Saiba mais sobre os episódios e veja os teasers abaixo:
Episódio 1: Quero ser professor!
Rebeca Café e Kaique Roque falam sobre início da carreira, a escolha da profissão, os principais desafios e a importância da relação entre professor e aluno.
Já pensou em usar um jogo popular para usar em sala de aula e trabalhar alguns conteúdos com os estudantes? São ideias como essa que trazem as(os) professoras(es) Linaldo Oliveira e Jessica Lindsay nesse episódio, ao falarem sobre novos métodos de ensino e apoio da tecnologia para fortalecer o aprendizado.
Episódio 3: Qual é o seu lugar nessa fila?
As educadoras Jéssica Machado e Tatiane Santos falam sobre as causas sociais que estão em voga hoje, e como trazem essas questões para a sala de aula para garantir a diversidade.
Episódio 4: Ninguém fica para trás
No último episódio, o assunto é a educação inclusiva. Lara Santana e Gean Sampaio dialogam sobre como enfrentar obstáculos que podem impedir a inclusão de estudantes com deficiência da escola e da sociedade.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Para mais informações sobre o tipo de cookies que você encontra neste Portal, acesse Definições de cookie.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
O Portal Cenpec dispõe de cookies estritamente necessários. Esses cookies não armazenam informação pessoal identificável. Eles são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.