#ProfessorasQueInspiram: histórias sobre quem marcou pra sempre as nossas vidas CENPEC %

-

#ProfessorasQueInspiram: histórias sobre quem marcou pra sempre as nossas vidas

Leia depoimentos de pessoas sobre as(os) docentes que deixaram marcas inesquecíveis em sua jornada e preste a sua homenagem a quem exerce essa profissão tão essencial

Por Stephanie Kim Abe

O primeiro livro lido. Uma equação que deixa de ser cabulosa e passa a fazer sentido. Querer morar no mundo das palavras. Sentir-se acolhida(o), querida(o) e em casa na sala de aula.

Esses pequenos acontecimentos são apenas alguns exemplos de como professoras(es) estão em nossa memória afetiva. Se as experiências escolares são marcantes e determinantes para as crianças e adolescentes, as(os) professoras(es), na maioria das vezes, estão intimamente ligadas(os) a essas lembranças. 

É muito difícil encontrar alguém que não se lembre de pelo menos uma(m) professora(r) que, com paciência, cuidado e/ou amor, tenha despertado a curiosidade sobre um determinado assunto, sanado uma dúvida que parecia idiota, ajudado a conhecer melhor o mundo ou a si mesmo

Neste Dia das(os) Professoras(es), nada mais justo do que trazer à tona algumas dessas memórias e declarar para o mundo a importância e a marca que essas(es) profissionais deixaram em nossas vidas e na construção de um mundo mais democrático e justo.

Assista ao depoimento da professora e contadora de histórias Milene França da Silva sobre sua memória com #ProfessorasQueInspiram

Em meio a tantas dificuldades, com necessidade urgente de que governos coloquem em prática políticas públicas efetivas de valorização docente, essa é a maneira que o Cenpec escolheu para evidenciar o trabalho essencial que professoras(es) realizam e reforçar o reconhecimento à profissão.  

📃

Leia o Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente do Cenpec

📃

Os depoimentos abaixo foram coletados nas redes sociais do Cenpec. Para quem se sentir inspirada(o), é possível deixar sua homenagem no quadro abaixo dos depoimentos!

Nunca me esqueço da minha professora da primeira série, que eu reencontrei 30 anos depois!

Paula Lopes

Minha professora de português da quinta série, que foi a primeira pessoa que me deu um livro para ler! desde aquele dia não parei mais” ❤️

Karine Oliveira

Minha professora Liane de matemática, primeira (e talvez única!) que me fez entender 100% da matéria com explicações simples, exemplos do dia a dia e muita paciência. 💛 Passei a gostar da matéria por causa dela, inclusive!

Taísa Luna

Tive professoras e professores inesquecíveis. Mas vou deixar aqui minha homenagem à professora Natalina, que me alfabetizou. Era tão gostoso o momento de ouvir suas histórias envolvendo letras e palavras que aprender a ler e a escrever foi pra mim uma grande brincadeira. O dia em que percebi que os personagens de suas histórias eram na verdade vogais e consoantes, e que juntá-las me permitia ler e escrever palavras foi a maior alegria. E até hoje esses são dois dos meus maiores prazeres da vida“.

Tamara Castro

Tive o privilégio de ter professores inesquecíveis. Entre elas a Cris Schin no ensino fundamental e médio, foi muito mais do que professora e coordenadora pedagógica, ela fez com que a escola fosse o melhor lugar do mundo para se estar naquele momento. Contribuiu muito para minha formação de vida. No ensino superior @joaonery72 e @wolff_fabio foram fundamentais para minha vida profissional. Obrigada por tanto!!!

Priscila Reis

Professora Ceres,  português ensino médio do ano de 1993, lia Érico Verissimo e outros livros nas aulas de português e redação…trouxe um grande encantamento pela leitura e  escrita, até hoje tais práticas me movem no meu trabalho com a alfabetização!

Judite Macedo

Eu tive uma professora no 1º ano (atual 2º ano do ensino fundamental), que, com seu jeito cuidadoso, me ensinou a ler e escrever poesia, além de trabalhar com a classe toda a coletividade. Uma professora que me marcou Cecília Luedemann ❤!

Fernanda Ribeiro

#OrgulhodeEnsinar: veja a campanha de 2021 do Cenpec para o Dia das(os) Professoras(es)


🎬 Inspiração que vem das telinhas!

Há tantas histórias de professoras e professores incríveis que é comum as(os) vermos retratados em produções cinematográficas. Que tal aproveitar o fim de semana para assistir um filme sobre docência?

Nesta seleção de 11 filmes de diferentes regiões do mundo, as(os) protagonistas dos enredos são professoras e professores. Há desde produções baseadas em histórias reais a ficções que marcaram gerações. Prepare a pipoca e mergulhe nas lutas e conquistas dessas personagens inspiradoras!

✏️ Acesse aqui


Veja também