Notícias
Procure por

Descansar é preciso

-

Reconhecer de fato a importância do descanso para a saúde mental de profissionais da educação é garantir condições de trabalho, valorização docente e muito mais

Pertencimento e identidade nos anos finais do ensino fundamental

-

Formação docente continuada e resgate do patrimônio cultural e local para aflorar pertencimento e discutir identidades: conheça as experiências de escolas em Campinas e em Valinhos, na região metropolitana de São Paulo

Buscando mais valorização docente

-

Carreira, remuneração, condições de trabalho, formação e outros aspectos que compõem a valorização docente precisam ser considerados para garantir qualidade na educação básica

Podcast: papo sobre valorização docente com docentes

-

O que é necessário para garantir que a carreira docente seja valorizada no Brasil? Confira no sexto episódio do podcast Educação na ponta da língua

Mês das(os) professoras(es): diálogo entre quem está na sala de aula e quem está começando a carreira

-

Compartilhar experiências e expectativas é uma maneira de acolher novas(os) docentes e pensar como avançar mais nas condições de trabalho e valorização docente

Ecoa Formação: ciclo de diálogos on-line a partir do dia 04/10

-

Iniciativa do Cenpec e Instituto Alcoa, o ciclo de diálogos será transmitido pelo YouTube e traz reflexões e experiências para o enfrentamento das desigualdades educacionais

Escrevendo o Futuro: conheça os novos cursos sobre a escrita e a construção de autoria e se inscreva

-

On-line, gratuitos e certificados, os dois cursos são voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa e podem ser realizados no horário de preferência da(o) cursista

102 anos de Paulo Freire: relembrando o legado do patrono da educação brasileira

-

Em comemoração ao aniversário do educador Paulo Freire, veja matérias do Portal Cenpec que retomam e refletem sobre a sua pedagogia e sua influência no mundo educacional

Por que os anos finais do ensino fundamental merecem mais atenção

-

Desafios já conhecidos se agravaram no pós-pandemia e faltam políticas voltadas a essa etapa da educação básica

Portal Escrevendo o Futuro: reorganização, novo visual e mais troca com docentes

-

Conheça as novidades do Portal Escrevendo o Futuro e como elas buscam dialogar com a prática docente e combater as desigualdades

APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade

-

por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >

Eliane Leite: “A mulher negra, quando ocupa um cargo de liderança, representa toda uma comunidade”

-

Diretora de escola, CEO de consultoria de diversidade e conselheira do Cenpec, Eliane fala sobre sua trajetória de vida, representatividade e o papel da escola no combate ao racismo

Compartilhando práticas de educação antirracista na escola

-

Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas

Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

-

Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia

Escrevendo o Futuro: inscrições abertas para cursos gratuitos sobre leitura e escrita

-

Com 3 mil vagas cada, os cursos são gratuitos e on-line, oferecem certificado e podem ser finalizados até o dia 24 de novembro

APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços

-

As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais

Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos

-

Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades

Escrevendo o Futuro: 20 anos de impacto positivo na vida de educadoras(es) e estudantes

-

Conheça a história e o legado desse programa que virou política pública e tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita por meio de ações formativas e do trabalho com gênero textuais

1 2 6