Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente

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Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente

Cenpec lança documento com conjunto de propostas essenciais e inadiáveis no campo da valorização e da formação docentes que devem ser prioridade na agenda política educacional dos próximos anos; veja mais

Por Stephanie Kim Abe 

Foto: acervo pessoal

Neste momento, estamos definindo a agenda presidencial e dos próximos governadores e, por isso, o tema da formação dos professores é central, porque ele organiza a educação brasileira. Não é possível ter uma educação melhor sem melhorar a qualidade dos professores”.

Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas

Foto: acervo pessoal

Estamos falando da profissão mais importante deste país.
Para mim, o magistério é a carreira mais importante de um país, porque é a partir da educação que a gente define o nosso projeto de nação. É a partir do trabalho do professor que a gente constitui uma identidade nacional”.

Gina Vieira, professora, mestre em Linguística e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras

Essas são algumas das falas que sobressaíram no evento on-line #PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022, realizado pelo Cenpec, no dia 30 de agosto de 2022. Elas evidenciam a centralidade que a discussão sobre a valorização e a formação docente devem ter na agenda política educacional — e como o momento em que as candidaturas à presidência e aos governos dos estados são propícios para jogar luz a esse tema. 

O evento, que teve duas mesas de debate com especialistas referências no tema, deu base para a construção do manifesto Por políticas públicas efetivas de valorização docente. O documento reúne um conjunto de propostas essenciais e inadiáveis no campo da valorização e da formação docentes.

“Como organização da sociedade civil que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade da educação básica pública do país, defendemos a urgência de projetar a carreira docente da educação básica como prioridade na agenda política educacional dos próximos anos. Da mesma forma, assumimos o compromisso de ampliar as discussões sobre o tema, contribuindo com estudos e pesquisas que ajudem a subsidiar iniciativas focalizadas na valorização de professoras(es), além de acompanhar de perto as propostas parlamentares”, afirmamos no manifesto.

🔎 Clique aqui para ler o manifesto


Propostas do Cenpec sobre a carreira docente

O manifesto elenca alguns dos principais desafios que envolvem a temática, como formação, salário e carreira, trazendo um panorama da qualificação e da valorização do magistério hoje.

Durante o evento, Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro do Cenpec, chamou atenção para a necessidade de mudança no olhar sob o qual encaramos a profissão docente, que costuma ser pelo “paradigma da precariedade, da falta, do fracasso”

Para ele, o desafio que se coloca é a reversão desse senso comum, concebendo políticas a partir da potência de todo(a) educador(a):

Foto: acervo pessoal

O que a gente precisa discutir é quais são as condições estabelecidas para que esse profissional desenvolva sua potência de ensinar. O exercício da profissão docente não se dá no abstrato, ela depende de condições objetivas que estão ou não presentes no espaço onde o professor atua”.

Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e conselheiro do Cenpec

Com essa perspectiva em mente, são listados 13 pontos fundamentais das políticas docentes para os próximos governos no manifesto:

Com o manifesto, o Cenpec espera chegar não só nas candidaturas ao governo federal e aos governos de estado, mas também a demais tomadoras(es) de decisão — como secretárias(os) de educação — e toda a comunidade escolar. 

Foto: acervo pessoal

Desde alguns anos houve avanço na concordância que a questão da docência é chave para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Neste ano eleitoral, é importante colocar este tema no centro da discussão sobre educação, pois nenhum outro sintetiza mais os desafios, as contradições e as dificuldades que temos para dar o salto na educação que o país necessita”.

Romualdo Portela, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec


Reveja o evento completo abaixo:


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