Escrevendo o Futuro: cursos gratuitos sobre leitura e escrita

-

Escrevendo o Futuro: cursos gratuitos sobre leitura e escrita

Com 2 mil vagas cada, os cursos são autoformativos e voltados para professores(as) de Língua Portuguesa do ensino fundamental II e ensino médio

Por Stephanie Kim Abe

Já estão abertas inscrições para as novas turmas dos cursos Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula e Nas tramas do texto: caminhos para reescrita. Ambos os cursos são gratuitos, on-line e autoformativos – ou seja, os(as) participantes podem escolher os horários de estudo que melhor se adequam a sua agenda. Além disso, os cursos oferecem certificado. 

Os dois cursos são voltados para professores(as) de Língua Portuguesa do ensino fundamental II e ensino médio e proporcionam reflexões teóricas e práticas sobre a sua prática cotidiana. Professores(as) do ensino fundamental I interessados(as) nas temáticas também podem se inscrever.

Cada curso oferece 2 mil vagas, mas só é possível realizar uma inscrição por vez. Assim, os(as) interessados(as) precisam entender qual a sua demanda para se inscrever no curso que mais atende essa necessidade. 

Saiba mais sobre os cursos e como se inscrever


Mais sobre cada curso

Para aqueles(as) que buscam aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola, o mais adequado é o “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”. Esse curso tem duração de oito semanas e é organizado em quatro unidades, que podem ser realizadas separadamente.

Já quem quer se debruçar sobre o ensino e a aprendizagem de produção de textos encontrará no “Nas tramas do texto: caminhos para reescrita” análises de produções escritas por jornalistas, escritores e estudantes, além do aprofundamento conceitual nos conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita. Com duração de dez semanas, esse curso é dividido em quatro módulos, que devem ser realizados na íntegra para a obtenção da certificação de 60 horas.

Os(as) cursistas têm até 29 de novembro para concluir os cursos. Após a realização e a devida certificação, o(a) professor(a) pode se inscrever em outro curso – caso ainda haja vagas disponíveis.

Para ajudar nessa escolha, os(as) interessados(as) também podem fazer o quiz disponibilizado no Portal Escrevendo o Futuro:

Quem oferece esses cursos é o Programa Escrevendo o Futuro, que também organiza formações presenciais e a Olimpíada de Língua Portuguesa. O Programa é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec.


Veja também