Livros infantis gratuitos na telinha do celular

-

Livros infantis gratuitos na telinha do celular

Por Stephanie Kim Abe

Se a desculpa para as crianças não lerem é a distração das telinhas, então encontramos a solução! Que tal um livro digital infantil, cheio de ilustração linda e com uma história empolgante, pra ler direto do celular para elas? E mais: gratuito!

Leia para uma Criança. Foto: reprodução

Na Estante Virtual do Programa Leia para uma Criança, estão disponíveis 19 e-books infantis para o download gratuito. As obras tratam de diferentes temas, como a história da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai; a amizade entre uma bicicleta e uma pipa; uma adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho e a liberdade de ser diferente. 

Como foram produzidos para serem lidos no celular, tablet ou computador, alguns e-books possuem animações e trilha sonora, o que torna a leitura mais interativa e atrativa para crianças, adolescentes e adultos. 

Sobre esse novo formato, Luis Fernando Verissimo comenta, em trailer de divulgação do livro de sua autoria O sétimo gato, que faz parte da coleção:

Eu acho que é muito interessante, porque é uma nova linguagem, um novo veículo para a história. Mas ao mesmo tempo é uma coisa antiga. Um pai contando história pro filho, ou a mãe contando história pro filho. É uma cena antiga do mundo, e ao mesmo tempo está se adaptando a esse novo mundo.”

Luis Fernando Verissimo
Capa: reprodução

O escritor Jessé Andarilho assina o livro Super-protetores, que, por meio de rimas, faz uma homenagem aos(às) profissionais da saúde que trabalham e se dedicam a salvar vidas durante a pandemia de Covid-19.

Na obra escrita por Marcelo Rubens Paiva, Menino e o Foguete, conhecemos a história de um garotinho que se deixou levar pela curiosidade e decolou em uma aventura pelo espaço sideral. 

Já em Azizi, o menino viajante, o personagem roda pelo mundo de tudo quanto é jeito e nos guia por um passeio pela cultura afro-brasileira. A história traduz, na verdade, a experiência da autora Conceição Evaristo quando foi à Moçambique. 


Livros premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa

Entre a coleção, quatro obras são baseadas em textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016 e 2019, escritos por estudantes de escolas públicas brasileiras:

  • O apanhador de acalantos, baseada na crônica de Beatriz Pereira Rodrigues (Catalão – GO), e que conta a história de uma garota da cidade que decidiu escrever redação com apenas 13 anos;
  • A flor que chegou primeiro, baseada na crônica de Mayara de Aleluia Pereira (Vianópolis – GO) sobre o mistério por trás do nome da estação de trem da cidade. Paper toys
  • Sovaco da Cobra, baseada no poema de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira (Manaus – AM), que versa sobre o igarapé onde mora.
  • Da janela de Minas para o mundo, baseada no poema de Nicole Rodrigues Florentino (Belo Horizonte, MG) sobre tudo o que ela vê e experiencia da capital mineira a partir da janela de sua casa. 

Os livros digitais também estão disponíveis para download gratuito no site da Amazon, para serem lidos nos aplicativos Kindle. 


Participe da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa!

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso que premia as melhores produções de textos de alunos de escolas públicas de todo o país, reconhecendo também o trabalho de professores(as). Este ano, a Olimpíada, iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC, chega à sua 7ª edição cheia de novidades e em novo formato, como explicado no vídeo abaixo:

As inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já estão abertas no site do Programa Escrevendo o Futuro e vão até o dia 30/04. Podem participar professores(as) de língua portuguesa e seus(suas) estudantes desde o 5º ano do ensino fundamental até o 3o ano do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Clique aqui para se inscrever 


Veja também