Olimpíada de Língua Portuguesa lança especial sobre Geni Guimarães

-

Olimpíada de Língua Portuguesa lança especial sobre Geni Guimarães

A escritora e professora paulista é a homenageada da 7ª edição da Olimpíada

Por Stephanie Kim Abe

Você sabia que a obra de Geni Guimarães já esteve presente em enredo de escola de samba? E que foi o pai dela que a inspirou a ser professora? Ou, ainda, que a escritora passou por um período de depressão logo após a morte do marido?

Essas são algumas das curiosidades sobre a vida de Geni Mariano Guimarães que você descobre no novo especial sobre a escritora e professora, lançado hoje pela Olimpíada de Língua Portuguesa/Programa Escrevendo o Futuro.

Acesse o especial

Uma das mais importantes personalidades da literatura afro-brasileira, Geni é a homenageada da 7ª edição da Olimpíada, uma iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec Educação.

Poema de Geni Guimarães presente no especial da Olimpíada de Língua Portuguesa
Poema de Geni Guimarães/Especial Olimpíada de Língua Portuguesa

No especial, além de detalhes sobre a criação e formação da escritora em sua cidade natal de São Manoel, interior de São Paulo, há trechos de poemas, fotos de familiares, escritos e trechos em vídeo de entrevistas com ela – como o vídeo a seguir, em que Geni conta a emoção vivida no dia de sua formatura como professora:

eu me sondo, eu sondo a sociedade, eu sondo a pessoa negra e não negra, e eu só tenho a me identificar e carregar essa bandeira, de modo a conscientizar a sociedade. Então eu me sinto inteiramente dentro dessa literatura afro-brasileira, desse trabalho afro-brasileiro.”

Geni Guimarães em entrevista à Olimpíada de Língua Portuguesa/Escrevendo o Futuro

O especial ainda disponibiliza o acesso a diversas obras literárias de Geni, tanto de poemas e contos para o público em geral como obras de literatura infanto-juvenil. Ao final, é possível ver depoimentos de pessoas que declamam a importância da escritora e a sua influência – e, inclusive, deixar o seu próprio comentário.

Para Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, a escritora merece essa homenagem por diversos motivos:

Pela coragem de começar e recomeçar. Por representar, como autora e personagem, a subjetividade de mulher negra. Pela voz sensível, afetiva e ao mesmo tempo corajosa e contundente. Por ser professora e nos comprometer com uma educação antirracista. Geni Guimarães merece nossa homenagem, por ser, como diz um de seus versos, ‘brasa acesa, atenta, ao gosto de ser pulmão latente’.”

Anna Helena Altenfelder

Confira como foi o webinário com Geni Guimarães


Veja também

Um pensamento em “Olimpíada de Língua Portuguesa lança especial sobre Geni Guimarães

  1. Re: Olimpíada – ata da Comissão Julgadora Municipal Boa noite! Artigo de opinião foi avaliado e por que não aparece selecionado na Ata foi avaliado por Karla Fernanda da Silva Torres. A comissão tem autonomia para justificar.
    Avaliador(a) Artigo de opinião Crônica Poema Total Avaliados
    Luzineide Antonia Pereira 0 0 0 0
    CLAUDIA COELHO RODRIGUES 0 1 0 1
    Irisneide Siqueira da Silva Rodrigues 0 0 1 1
    Maria Rodrigues Arcenio 0 1 0 1
    Karla Fernanda da Silva Torres 1 0 0 1
    Relatos para distribuir: 0 0 0 4

    Em qui, 26 de ago de 2021 11:08, escreveu:

Deixe um comentário