Conceição Evaristo em áudio: literatura para en-cantar

-

Conceição Evaristo em áudio: literatura para en-cantar

Programa Escrevendo o Futuro lança áudios com leitura de textos da escritora mineira Conceição Evaristo, homenageada em 2019 pela Olimpíada de Língua Portuguesa

Por Tamara Castro

“O cuidado de minha poesia
aprendi foi de mãe,
mulher de pôr reparo nas coisas,
e de assuntar a vida.”

Com os versos acima, Conceição Evaristo inicia seu poema “De mãe”, homenagem à mulher que lhe deu à luz e lhe ensinou a “brandura [de sua] fala na violência [de seus] ditos”.

Mineira de Belo Horizonte, Conceição Evaristo é romancista, contista, poeta, ensaísta e professora. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti com o livro de contos Olhos d’água e, em 2019, foi a escritora homenageada pela Olimpíada de Língua Portuguesa.

Agora, três de seus textos ganharam versão em áudio: o conto “Olhos d’água”, o poema “De mãe” e o ensaio “O mundo é vasto. A textualização do mundo também”.

A leitura é de Ludmilla Lis, atriz, diretora teatral e performer, formada em Letras/Literaturas, professora de Língua Portuguesa e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Confira no Portal Escrevendo o Futuro


Veja também


Arte: Marco Vieira