7ª Olimpíada de Língua Portuguesa traz novidades

-

7ª Olimpíada de Língua Portuguesa traz novidades

Em live de lançamento, Olimpíada de Língua Portuguesa anuncia mudança no foco e a nova homenageada. Confira e saiba como participar.

A Olimpíada de Língua Portuguesa lançou sua 7ª edição nesta segunda-feira (22). Em evento on-line, com a participação de mais de 2.300 pessoas de todo o país, a iniciativa anunciou uma série de mudanças no formato do concurso. A principal delas é o foco desta edição, que passa a ser coletivo e baseado no relato de prática dos professores, a ser realizado em conjunto com toda a turma.

Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC, revelou que a necessidade de mudanças se acentuou com o cenário de pandemia e a suspensão das aulas presenciais em 2020. A educadora reforçou a importância do trabalho colaborativo neste novo formato:

O bom trabalho pedagógico se dá no coletivo. Nossa intenção não é detectar talentos individuais, mas possibilitar um bom trabalho em grupo, em sala de aula.”

Anna Helena Altenfelder

A nova edição também busca combater as desigualdades regionais, como contou Angela Dannemann, Superintendente do Itaú Social.

Buscaremos impulsionar a participação de escolas mais vulneráveis, proporcionando reservas de vagas para que elas participem mais do processo.”

Angela Dannemann

Com a reformulação, além do texto reflexivo escrito pelo professor, que narra a trajetória do grupo, seus desafios, discussões e conquistas, o relato de prática deve vir acompanhado de uma mostra de produções dos estudantes e de registros das ações realizadas, por meio de fotografias, vídeos e áudios. Além disso, quando o relato é selecionado, toda a turma também é premiada. 

O lançamento também deu início às inscrições de professores e a adesão de secretarias municipais e estaduais ao programa, que vai até dia 30.4 e pode ser feita no site do Programa Escrevendo o Futuro. Podem participar professores de língua portuguesa e seus estudantes desde o 5º ano do ensino fundamental até o 3o ano do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.


Poesia, música e outros presentes na live de lançamento

A cerimônia de lançamento também foi o momento de anunciar a homenageada desta edição: a escritora Geni Guimarães. O momento contou com a participação da autora Conceição Evaristo – homenageada da edição 2019 –, que falou sobre a importância de Geni para a literatura brasileira:

Essa homenagem também marca a presença e a força das culturas e das línguas africanas na língua portuguesa.”

Conceição Evaristo

Poeta, escritora e professora, Geni falou de seu compromisso social por meio da escrita.

Foto: reprodução

Já não morro mais, eu e Conceição não morremos mais. Nós escrevemos como setas indicando caminhos para nosso futuro de luta, de quebra de racismo, de preconceitos, e da nossa afirmação enquanto gente negra dentro de uma sociedade que faz muita força para nos derrubar. Mas nós não caímos e não vamos cair, porque nós estamos plantando. E minha mãe dizia: quem planta, colhe.”

Geni Guimarães

Veja mais sobre as mudanças no vídeo sobre a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa:

.Visite a página do concurso para obter mais informações e se inscrever.


Veja também