Dia da Democracia: materiais para trabalhar o tema em sala de aula

-

Dia da Democracia: materiais para trabalhar o tema em sala de aula

Por Stephanie Kim Abe

No Brasil, vivemos hoje o período mais longevo da nossa democracia – o que não quer dizer muito, já que o período democrático pós-ditadura militar não completou 40 anos ainda. Ou seja, o “governo do povo” – tal qual diz a etimologia da palavra “democracia” – no Brasil é recente.

É justamente em alusão a esse período de transição democrática que o Dia da Democracia foi instituído no Brasil, sendo comemorado no dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, 25 de outubro, torturado e morto pelo Destacamento de Operações Internas – Comando Operacional de Informações do 2º Exército (Doi-Codi) em 1975. Militante da resistência contra o governo militar e defensor do fim da censura, o assassinato de Herzog foi um dos grandes marcos da luta pelo fim do regime autoritário e em defesa da redemocratização do país.

Além de recente, a nossa democracia, infelizmente, ainda é um frágil. Nos últimos anos, tem sido recorrente as ameaças às instituições democráticas brasileiras, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso esta é uma data importante de ser trabalhada e lembrada em sala de aula.

Qualidade da democracia 

Quando surgiu na Grécia Antiga como um sistema político, a democracia, ainda que significasse a participação política de todos os cidadãos, não incluía de fato todas(os), já que mulheres e pessoas escravizadas não eram consideradas(os) como tal. 

Conheça algumas das principais características políticas do mundo grego na Antiguidade Clássica (Fonte: História Online)

Desde então, esse conceito tem evoluído e, para que seja garantida, a democracia moderna se baseia hoje em um conjunto de processos e instituições que garantem o seu funcionamento pleno

Entre eles, podemos citar as eleições livres, a organização em partidos, a divisão dos poderes (Legislativo, Judiciário, Executivo), a participação popular, a obrigação dos(as) governantes à prestar contas de suas ações, o direito ao voto de todas e todos, independentemente de sua origem, classe social, raça, sexo, religião, orientação sexual.

Considerando esses diversos aspectos, pesquisadores(as) têm se debruçado sobre a qualidade da democracia de diferentes nações.

O projeto Varieties of Democracy da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, analisa mais de 450 indicadores para avaliar as democracias do mundo, que incluem questões eleitorais, de liberdades civis, de processos deliberativos, participativos e igualitários.

O Brasil aparece atrás de países vizinhos, como Argentina e Chile:

A uma semana do segundo turno das eleições de 2022, é importante reforçar a necessidade de garantirmos um governo nacional que esteja alinhado aos princípios democráticos – e a escola e a comunidade escolar tem um papel essencial não só na propagação dessas ideias como na formação cidadã de suas(seus) estudantes.

Saiba mais sobre a importância de votar em quem prioriza a educação

Para ajudar as(os) educadoras(es) a trabalhar uma educação democrática e abordar temas como política, eleições, participação e direitos em sala de aula, selecionamos alguns materiais do Portal Cenpec e de outras fontes na internet que tocam esses assuntos de diferentes maneiras. Confira abaixo!

Documentários e vídeos para se instigar

1985 – 30 anos de democracia

Programa especial produzido pela Univesp TV que faz um apanhado histórico crítico para analisar o atual e maior período democrático brasileiro. O programa aborda desde o movimento das Diretas Já (1984) até a elaboração da Constituição Cidadã de 1988. 

Democracia em vertigem 

Neste documentário da cineasta Petra Costa, são retratados os momentos e as circunstâncias que levaram à ascensão e queda de Dilma Rousseff, presidente que sofreu impeachment em 2016, e a crescente polarização política brasileira, que reverbera até hoje. Petra Costa entrelaça a narrativa histórica com relatos de seu passado familiar. A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário em 2020.


Sites para explorar

Memorial da Democracia

Museu virtual que resgata a memória das lutas do povo brasileiro por democracia, igualdade e justiça social. É possível navegar pelo portal por meio de linhas do tempo, que começam em 1930 e seguem até 2010, ou ainda explorar os materiais extras, que versam sobre diferentes temáticas: era do rádio, conquistas dos direitos das mulheres, ditadura do Estado Novo, a luta dos trabalhadores etc. O Memorial é uma produção do Instituto Lula. 📍 Acesse aqui

Memorial da Resistência de São Paulo

Com o intuito de valorizar e preservar as memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil republicano, o site traz notícias, pesquisas e materiais pedagógicos sobre esses temas, principalmente do período da ditadura militar. Para as(os) educadoras(es), há cursos e materiais, como folhetos de contextualização e pranchas de reprodução de documentos históricos – como de fotografias do culto ecumênico em homenagem a Vladimir Herzog (1975) e de manifestação das Diretas Já na Praça da Sé (1984). 📍 Acesse aqui

Foto: Divulgação

Leituras para se aprofundar

5 Contribuições da Educação Midiática à Democracia

E-book criado pelo EducaMídia que discute como o trabalho midiático transdisciplinar pode ajudar a fortalecer valores democráticos em sala de aula, como o direito à informação plural, a liberdade de expressão e a justiça social. Voltada para professoras(es) da educação básica, a publicação indica ainda atividades práticas sobre essas temáticas que podem ser usadas em diferentes contextos e para diferentes ciclos e áreas do conhecimento. 📍 Acesse aqui

Educação midiática: como trabalhar o olhar crítico e a cidadania na sala de aula

Veja dicas de como, em um mundo cheio de informações – e desinformações –, preparar as(os) estudantes não só para analisar e entender o conteúdo que recebem, mas também para se expressar usando todas as potencialidades midiáticas. 📍 Acesse aqui

Por que falar de política na escola?

Mais do que apenas incentivar a juventude a tirar título de eleitor, é preciso garantir um espaço seguro de debate e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico em sala de aula. Nesta reportagem, veja dicas de materiais e de especialistas sobre a importância de garantir um espaço seguro e saudável de discussão dentro da escola. 📍Acesse aqui

Como estimular a participação política e o pensamento crítico entre crianças e adolescentes?

Política tem tudo a ver com a forma como organizamos nossa vida em sociedade e, por isso, é lugar de criança e adolescente sim. Nesta matéria, veja dicas de organizações da sociedade civil sobre a temática. 📍Acesse aqui

Especial #100AnosPauloFreire

Publicada em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, essa série de reportagens especiais aborda diferentes aspectos da pedagogia e do pensamento de Paulo Freire, que foi um grande defensor de práticas educacionais democráticas e participativas. 📍Acesse aqui


Oficinas pra levar pra sala de aula


Veja também