Professora e professor votam em quem prioriza a educação

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Professora e professor votam em quem prioriza a educação

Construir um futuro justo, próspero e democrático depende de uma educação pública de qualidade para todas e todos.

Estamos a poucos dias do segundo turno das eleições para decidir quem serão as(os) próximas(os) governadoras(es) de estado e presidente da República.

Nosso voto é crucial para definir os rumos que nosso país tomará na execução de legislações e na implantação de políticas públicas de educação, saúde, cultura, assistência social, segurança, moradia e demais assuntos que dizem respeito a toda a sociedade brasileira.

Ao ponderar sobre esta decisão, é fundamental priorizar a agenda da educação pública, tão afetada pelos anos de pandemia, com o fechamento das escolas, que prejudicou a todas(os) as(os) estudantes, especialmente as(os) mais vulneráveis.

A grave crise que atingiu o mundo todo não teve, em nosso país, uma resposta rápida, responsável e eficiente por parte do poder público. Ao contrário: em vez de criar condições para que todas(os) tivessem acesso a um ensino remoto de qualidade, por meio de  investimentos em infraestrutura e formação docente, a educação foi ainda mais impactada com cortes em financiamentos, descontinuidade de programas e planos, falta de políticas públicas que priorizassem a busca ativa de estudantes e orientassem a flexibilização curricular e a recomposição das aprendizagens, entre outros.

Como consequência do contexto e do descaso com a educação, cresceu a porcentagem de estudantes fora da escola, dobrou o número de crianças do 2o ano do ensino fundamental que ainda não aprenderam a ler e escrever, elevou-se a quantidade de alunas(os) com distorção idade-série e caiu o nível de proficiência em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental e médio. 

Para reverter esse cenário de aprofundamento das desigualdades educacionais e caminhar na garantia do direito a uma educação pública de qualidade com equidade para todas e todos, é fundamental que os três níveis da federação e todos os setores da sociedade unam esforços para: 

Construir um futuro justo, próspero e democrático depende de uma educação pública forte e de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens. Este é o momento de refletirmos e debatermos sobre que educação queremos e como vamos alcançá-la. E quem melhor que as professoras e os professores para dialogar sobre esse tema? 

Fica nosso convite: traga a educação para o centro da roda. Proponha esta pauta na escola, na comunidade, nas redes sociais, entre colegas, estudantes, familiares, amigas(os), vizinhança: vamos votar em quem prioriza a educação e cobrar que as(os) representantes eleitas(os) cumpram os compromissos com essa agenda!


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